Prefeitura de Rio Branco visita bairro Raimundo Melo para acompanhar ação de limpeza e conversar com moradores

Prefeito verificou o andamento da limpeza e conversou com os moradores (Foto: Evandro Derze/Assecom)

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, o secretário municipal de Cuidados com a Cidade (SMCCI), Joabe Lira e o vereador João Marcus Luz, estiveram nesta segunda-feira (27), no bairro Raimundo Melo verificando o andamento da limpeza e conversando com os moradores.

Com a baixa das águas do igarapé São Francisco, as famílias gradualmente retornam para suas casas. Nesse domingo (26) a prefeitura esteve no bairro entregando de sacolões, kits de limpeza, água mineral e água potável para tentar minimizar a dificuldade neste momento de retorno.

“O prefeito Tião Bocalom pediu prioridade em atender as famílias atingidas, neste primeiro momento demos auxílio na retirada de suas casas, agora estão fazendo a limpeza, ontem entregamos de casa em casa sacolão, kit de limpeza, água mineral e potável, e assim seguimos estendendo para todos os bairros. É dedicação total, 24 horas para podermos levar essas ações para amenizar o sofrimento da população”, disse o secretário municipal da SMCCI, Joabe Lira.

Bruno: “A expectativa é de reorganizar e recomeçar” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

Segundo informações da equipe da Emurb que trabalha no local, ontem foram retirados da rua Edmundo Pinto cerca de 31 carradas, o equivalente a 155 toneladas de lixo. E hoje, estão concluindo a rua 7 de Setembro que também foi afetada pelas águas do igarapé. De acordo com o microempresário Bruno André, há 17 anos vivendo neste bairro, ele nunca achou que a água entraria em sua casa, agora, é retornar e tentar recomeçar.

Jeferson: “A prefeitura não tem medido esforços para ajudar” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

“Agora estão fazendo a limpeza geral para tirar todo o lixo jogado fora, roupas, móveis, tudo… A expectativa é de reorganizar e recomeçar na esperança dos móveis que sobraram, tipo eu que tenho um pequeno imóvel, espero que meu freezer que molhou e ficou boiando, vai prestar depois de secar porque ele custa R$4 mil, estou nessa expectativa”, enfatizou.

O presidente do bairro, Jeferson Alencar, falou que a prefeitura tem se mostrado bastante eficiente e não tem medido esforços para ajudar no que tem sido necessário.

“O secretário Joabe veio com toda a sua equipe e fez a limpeza geral dos entulhos que ficaram e trouxeram o sacolão que foi bastante vantajoso… Foi um sacolão de qualidade, kit limpeza e água mineral e caminhão pipa, essas são ações positivas da prefeitura. Hoje, o próprio prefeito esteve aqui conversando com alguns moradores e tentando amenizar o nosso sofrimento, isso é muito importante”, declarou.

Lilian: “Enquanto tem, permanecemos fazendo” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

Em meio a dificuldade de famílias que perderam tudo, a rede de apoio tem se mostrado forte entre os moradores. Lilian Cybelle mora no bairro há 30 anos e conta que ao ver sua mãe e irmão perderam tudo, resolveu produzir marmitas para distribuir entre as famílias afetadas, Lilian disse que só de almoço chega a fazer 700 por dia.

Marcus: “É a prefeitura, chegando nas pessoas atingidas”

“Eu estava abrigando os alagados e tenho uma marmitaria que comecei a pouco tempo e pensei em fazer o restante das coisas que eu tinha para as crianças e quando comecei, foi chegando doação e estou aqui há uns 4 dias, sem dormir, sem comer, tudo para ajudar o próximo. A gente dá café da manhã, almoço e janta, ontem entreguei 600 sopas porque não tinha mais doação, enquanto tem, permanecemos fazendo”, desabafou.

O vereador João Marcus Luz contou que a prefeitura não soltou a mão da população rio-branquense e que a gestão também tem buscado meios para ajudar as famílias que perderam seus móveis.

“Nós queremos agradecer ao prefeito Tião Bocalom que anunciou R$ 5 milhões há três dias e hoje R$10 milhões para comprar utensílios para as pessoas que perderam fogão, geladeira, tanque de lavar. Já está acontecendo o cadastro e na hora certa, elas vão receber. São R$ 10 milhões que também vão auxiliar o pequeno empreendedor que perdeu algo. É a prefeitura de Rio Branco, chegando e enxergando as pessoas atingidas por essa enchente”, declarou.