
Um cenário de destruição, muros inteiros no chão. A força das águas das chuvas do último dia 22, deixou um rastro de desolação em 30 bairros de Rio Branco. Bg Colchões, geladeiras, guarda-roupas, armários… Nada mais se aproveita tudo virou lixo, muito lixo. O local foi um dos lugares mais afetado pelas enchentes.

As nove horas da manhã a comitiva que acompanhava os ministros Waldez Góes, Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional e Marina Silva, do Meio Ambiente, além do secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, juntamente com o governador Gladson Cameli e o prefeito Tião Bocalom, sobrevoaram as áreas de alagamento, pousaram no Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), e de lá foram visitar a rua Itapuã, no bairro Conquista, um dos mais afetados pelas enxurrada do Igarapé São Francisco.
“Uma coisa é certa isso aqui tem a ver com a questão da mudança do clima, esses eventos são extremos”, disse a ministra.
Chorando muito a dona da casa Janaira Oliveira mãe de 3 filhos menores fez um desabafo por causa da casa que foi levada pela correnteza.
“Eu tenho 3 filhos eu queria só uns tocos eu preciso de uns trinta e pouco e as madeiras, o resto eu consigo, eu trabalho e consigo de novo, só para mim colocar os meu três filhos dentro, eu tenho um bebezinho de um ano e um de 12 que é autista e outro de 14. Só deu tempo de eu tirar o meu filho de dentro, aí quando voltei a casa já não estava mais no lugar.
Assim que tomou conhecimento da casa da senhora que desabou o prefeito Tião Bocalom conversou com ela e disse que ela não ficará desabrigada. Uma grande quantidade de homens e máquinas começaram a limpeza nessa manhã e sacolões e kits de limpezas foram distribuídos para a comunidade do bairro.
“O caso dessa senhora será resolvido rapidamente, se Deus quiser. A prefeitura já destinou R$ 5 milhões de recursos próprios para poder fazer essa primeira ajuda humanitária, compramos com isso, 10 mil sacolões, mais 2 mil colchões, mas que estão para chegar, pois infelizmente a fábrica é longe daqui. Já entramos com as equipes todas para pode fazer a limpeza, lavar as casas porque só sobrou muita sujeira. Tem aqui 20 caminhões-pipas e uma quantidade grande de caminhões para fazer transporte.”
O ministro Waldez Góes falou da importância e do compromisso que o governo federal tem para ajudar tanto o estado como os municípios atingidos.
“Estamos aqui em nome do presidente Lula nos somando. Desde a primeira hora de sexta-feira que a gente fala com as autoridades e temos agido, é aquela resposta com a presença.”
Saindo do bairro a comitiva ainda visitou a Escola Estadual Sebastião Pedroza que está servindo de abrigo para 16 famílias desabrigadas por causa do rio Acre. Participaram dessa agenda dos ministros, deputados estaduais, federais, vereadores senadores e representante do Ministério Público. O governador do Acre Gladson Cameli disse que toda ajuda nesse momento é bem-vinda.
“O apoio do governo federal é assim, é atender, e o estado cumprindo os seus pré-requisitos.”