
Após se reunir com todos os secretários municipais para tratar das ações emergenciais acerca da enchente na capital, o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, recebeu em seu gabinete, ainda na manhã deste sábado (25), o procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Acre (MPAC), Danilo Lovisaro, acompanhado dos promotores Luis Henrique Rolim e Gláucio Oshiro.
O prefeito e secretários ouviram atentamente os apontamentos feitos pelo MPAC quanto aos 24 abrigos na capital que têm recebido toda a assistência da prefeitura.
Durante a reunião falaram também sobre o Parque de Exposições que já está em fase de organização para receber as famílias atingidas pela cheia do rio.
Foi apresentada à equipe do Ministério Público a plataforma RBGEL que mostra um mapa da cidade em tempo real e a movimentação das águas dos igarapés e do rio Acre, além de mensurar o quantitativo de imóveis que vem sendo atingido.
Na última análise, realizada durante a reunião, foram identificados que mais de 5 mil casas foram afetadas pelos igarapés e 8 mil pelo rio.
O prefeito Tião Bocalom agradeceu pela visita do Ministério Público e reforçou que o órgão tem realizado um ótimo trabalho ao promover esses diálogos com os representantes do município e do estado.
“É um prazer muito grande receber o Ministério Público para tratar de um problema tão sério como esse que nunca aconteceu. Danilo veio com toda a equipe e eles são um grande parceiro da prefeitura e principalmente nesse momento que tem sido difícil para nós, tantas famílias atingidas que perderam tudo que tinham e precisamos dar o socorro. Essa parceria já estabelecida, me deixa muito feliz e tranquilo de que vamos conseguir dar solução a isso e cuidar bem das pessoas que estão sendo afetadas”, disse.
O procurador-geral do MPAC enfatizou que a reunião com a prefeitura foi bastante positiva e reafirmou a colaboração do Ministério Público com a municipalidade e demais órgãos envolvidos.
“É muito importante que todos estejamos unidos neste momento difícil para a população acreana. Já temos relatos de alagação nos demais municípios do Alto Acre e aqui. Tivemos a enxurrada e agora a possibilidade de aumentar a alagação que já está ocorrendo. A prefeitura vem se dedicando a dar a assistência necessária, fico muito satisfeito de participar da reunião e colocar o MP à disposição da prefeitura e dos órgãos de Defesa Civil do município e estado para podermos colaborar e contribuir também nesse momento de dificuldade que todos nós estamos passando”, declarou.