
Em meio à pandemia do novo coronavírus e com parte da atenção voltada para a imunização contra a covid-19, a campanha nacional de vacinação contra o vírus influenza, da gripe, começou no dia 12 de abril. Todos os postos de saúde estão vacinando crianças, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde.
Para a dona Milda Nascimento, mãe do pequeno Artur, de 5 anos, essa vacina é muito importante para prevenir gripes, já que no momento ainda não tem vacinas contra covid-19 para as crianças.
“Toda vez que tem campanha eu trago meu filho e a carteira dele é atualizada. Eu, como profissional da saúde, também sei da importância dessa vacina”, disse Nascimento.
Ela recomenda ainda que todas as mães levem seus filhos para serem vacinados, “Nesse momento de pandemia que está ainda muito forte, levem seus filhos. A vacina não previne a covid 19, mas, previne a gripe aumentando a imunidade no combate ao vírus“, afirma Milda.
De acordo com a enfermeira Ana Paula Rodrigues, a procura pela vacina no posto de saúde da Vila Ivonete, é grande.
“Desde o idoso, gestantes e também as crianças, estão vindo se vacinar, mas temos que obedecer ao cronograma que nos foi proposto pelo Programa Nacional de Imunização (PNI)”, informou a enfermeira.
Veja abaixo as etapas da vacinação:
1ª fase — de 12 de abril a 10 de maio: crianças, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde
2ª fase — de 11 de maio a 8 de junho: idosos e professores
3ª fase — de 9 de junho a 9 de julho: demais grupos prioritários