Ir para o conteúdo

Prefeitura Municipal de Rio Branco participa do seminário Pré-Cheia 2023

A intenção foi alinhar conhecimentos entre os órgãos estaduais e municipais na ação de prevenção e resposta do sistema integrado de Defesa Civil. (Foto: Comdec)

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Coordenadoria municipal de Defesa Civil (Comdec), participou na manhã desta quinta-feira (16) no Centro de Convenções da Ufac, de Reunião Técnica de Preparação, Prevenção e Resposta ao Período de Cheia no Estado do Acre.

A reunião técnica realizada pelo o Governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi), tem por objetivo reunir conhecimentos e planejamentos entre os órgãos estaduais e municipais na ação de prevenção e resposta do sistema integrado de Defesa Civil tanto estadual quanto municipais.

No encontro os participantes tiveram a oportunidadede assitir a duas importates palestras:

  • Boletim Climático da Amazônia para o primeiro trimestre do ano, do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) ministradas pelo Msc. Luiz Alves dos Santos Neto, Analista C&T- Meteorologista e pela Dra. Waléria Souza Figueira – C&T- Meteorologista;
  • Prognóstico hidrológico de longo, curto e longo prazo – CPRM/Porto Velho, ministrada por Hérculys Pessoa e Castro – Serviço Geológico Do Brasil.

O coordenador municipal da Defesa civil de Rio Branco, coronel Cláudio Falcão, representou o prefeito Tião Bocalom e apresentou o Plano de Contingência de Inundação Gradual e Plano Operacional.

“Importante socializar as ações planejadas pela Prefeitura de Rio Branco, coordenada pela Defesa Civil uma vez que compete ao município dar a primeira resposta aos desastres. Assim nos preparamos para realizar a missão com zelo e dedicação, refletindo para a comunidade local os cuidados do prefeito em bem atender possíveis vítimas das inundações. É importante que todos saibam do trabalho do município no socorro e resposta”, ressaltou Falcão.

Para a secretária em exercício da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas – SEMAPI, Renata Souza, o encontro é uma forma de prevenir danos ambientais.

“Esse período é o mais propício para enchentes na região, devido ao grande volume de chuvas. Por isso, todos os gestores devem estar em alerta para agirem de forma preventiva”, explicou.

Já o coordenador da Defesa Civil Estadual, Cel. Carlos Batista, informou que o plano de contingência está pronto para ser aplicado, em caso de uma cheia do Rio Acre, em parceria com as coordenadorias municipais de Defesa Civil.

“O governo do Estado também colocou à disposição toda estrutura das secretarias para atuarem no Plano de Contingência em caso de uma possível alagação”, comentou.

Um dos palestrantes, o meteorologista Luiz Alvez, trouxe um dado preocupante. Segundo, segundo ele, está previsto muita chuva na bacia do Rio Acre até o fim desse mês.

Outras notícias...