
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), participa dos Encontros Websérie Alfabetização, realizados pela Undime, de 6 à 9 de fevereiro através da plataforma Conviva Educação, em parceria com o Instituto Natura.
Ao longo dos quatro dias de formação, especialistas da área e representantes da Undime abordarão os temas: Alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental, Alfabetização e Currículo, Alfabetização e Neurociência, e Escolhas Pedagógicas no Processo de Alfabetização.
A transmissão é ao vivo a partir às 16h (horário de Brasília) pelo Conviva e no canal da plataforma no Youtube.
Temas abordados
No tema Alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tratado no dia 6 de fevereiro, foram abordados aspectos como: o que a organização curricular da Educação Infantil difere do ensino fundamental anos iniciais? Qual a relação da Educação Infantil e os anos iniciais do Ensino Fundamental para o processo de alfabetização? Quais os impactos dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil no processo de alfabetização no Ensino Fundamental?
No dia 7 de fevereiro foi a vez de falar de Alfabetização e Currículo. Os especialistas foram convidados a refletir sobre como deve ser assegurada a alfabetização nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, anos iniciais; as estratégias a serem usadas com os alunos que não foram plenamente alfabetizados até o 3º ano do Ensino Fundamental; e como garantir a formação continuada aos professores alfabetizadores em exercício.
No episódio Alfabetização e Neurociência, que será transmitido nesta quarta-feira, 8, de fevereiro, será falado das principais descobertas do cérebro e o impacto na alfabetização, o que a pedagogia fazia e deixou de fazer.
No último encontro, dia 9 de fevereiro, a Websérie irá debater as Escolhas pedagógicas no processo de alfabetização, com foco no papel dos materiais didáticos no processo de alfabetização, nas condições essenciais para o processo de alfabetização e nas possíveis contribuições que podem ser asseguradas pelo regime de colaboração vertical e horizontal.
“Estamos felizes com a oportunidade de adquirirmos mais conhecimentos sobre um tema tão relevante como a alfabetização que em muito contribuirá com o nosso trabalho”, disse a Diretora de Ensino Maria Zélia.
A transmissão é aberta ao público sempre às 16h (horário de Brasília) na plataforma Conviva Educação, no seguinte link: https://convivaeducacao.org.br/videoconferencia
Com colaboração de Nelly Alves