Prefeitura de Rio Branco apresenta resultados das atividades da Diase em 2022

Durante o encontro houve sorteio de presentes para os adolescente / Foto: Assecom

Em clima de comemoração, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), apresentou na manhã dessa sexta-feira (16), no auditório do Sebrae, os resultados alcançados no decorrer do ano pela Divisão de Atendimento Socioeducativo (Diase). Estiveram presentes ao evento, representantes do Ministério Público, Tribunal de Justiça e adolescentes assistidos.

A atuação da Diase consiste na aplicação de medidas socioeducativas em meio aberto, a exemplo da Liberdade Assistida – LA e do Serviço de Prestação à Comunidade – PSC, que incluem um conjunto de orientações das políticas de Assistência Social, Saúde e Educação, com o objetivo de garantir a proteção social, promoção e integração dos adolescentes à sociedade.

Os serviços são realizados individualmente ou em grupo, sempre acompanhados por uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, assistentes sociais e educadores sociais, além da equipe de apoio. Em 2022, foram 133 adolescentes acompanhados, o que gerou o cumprimento de 35 medidas, 504 visitas domiciliares e 11 cursos ofertados.

Durante o encontro, houve sorteio de presentes para os adolescentes. As mães que acompanhavam, também foram presenteadas. No final, uma bonita apresentação musical com dois jovens assistidos pela Diase.

Rebeca Miranda, coordenadora da divisão, destacou os avanços da gestão municipal na oferta dos serviços, qualificação das equipes e, principalmente, na estrutura física da Diase, o que permite um empenho ainda maior na busca por resultados melhores para o próximo ano.

“Este ano foi de construção e alinhamento com as equipes, onde capacitamos todos os integrantes. Também mudamos para um local apropriado, o que possibilitou uma aproximação dos adolescentes e, com isso, os resultados estão sendo colhidos. Nosso planejamento para 2023 inclui o aumento da oferta de cursos e buscar maior proximidade das famílias.”

Ivan Rulf, diretor de planejamento da SASDH, também fez questão de enaltecer a preparação e o trabalho das equipes da prefeitura no atendimento aos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em meio aberto.

“Gostaria de cumprimentar todos os servidores da Diase, desde os técnicos, psicólogos, até os recepcionistas, que recebem tão bem quem procura nossos serviços. Temos uma equipe muito qualificada e esforçada, e para o próximo ano, estamos comprometidos, juntos aos nossos parceiros, em tornar a política de assistência social mais eficiente”.

Representando o Ministério Público, a promotora Vanessa Muniz, enfatizou que não existe um trabalho adequado dentro da rede de proteção à criança e adolescente, sem a dedicação das pessoas que formam as equipes.

“As políticas públicas da infância e juventude são formadas por pessoas que se dedicam às causas e, junto a outras pessoas, conseguem executar as atividades exigidas. Vejo que o principal papel do Ministério Público é o de articulador, pois permite a aproximação junto ao poder executivo para trazer soluções rápidas, pensando a execução, e neste sentido, estamos atingindo nossos objetivos”.

Para o Diretor de Assistência Social da SASDH, Jeferson Barroso, o trabalho integrado realizado junto aos parceiros é o que proporciona resultados positivos nos serviços direcionados a esses adolescentes.

“Sabemos que para desenvolver um bom trabalho na assistência social e, consequentemente, na Diase, precisamos envolver vários órgãos e secretarias. Agradecemos bastante pela atuação comprometida do Ministério Público do Acre, como grande colaborador das nossas políticas públicas de assistência social e direitos humanos”.

A Diase está localizada na Rua Pernambuco, 674, bairro Bosque. Telefone: 3224-9237.