Logo da Prefeitura

Prefeitura de Rio Branco participa de evento do MPAC em defesa dos povos indígenas

Por 

|

às

Compartilhe:

DSC 3822 scaled e1668114746521
(Foto: Evandro Derze/Assecom)

A Prefeitura de Rio Branco participou na manhã desta quarta-feira (10) de solenidade de lançamento do projeto Txai – Atuação do Ministério Público do Estado (MPEAC) na defesa dos povos indígenas pela Promotoria de Justiça de Manoel Urbano, com o auxílio do Núcleo de Apoio e Atendimento Psicossocial – Natera.

O projeto representa um esforço institucional em busca de resolutividade na proteção dos direitos dos povos indígenas do Acre.

DSC 3803 1
Danilo: “o MPE tem uma atuação muito importante em diversas áreas” (Foto: Val Fernandes/Assecom)

O procurador geral do MPAC,  Danilo Lovisaro, explicou que é equivocado pensar que a atribuição é apenas do Ministério Público Federal, mas o MP tem uma atuação muito importante em diversas áreas.

“Áreas relacionadas a infância, saúde, educação, todos os aspectos de eventual vulnerabilidade que possa atingir os direitos fundamentais também dos povos indígenas, então o projeto visa trabalhar essas questões e nós estamos instituindo inclusive um grupo de trabalho nessa temática.”

O objetivo do projeto é o fortalecer a capacidade de execução das políticas públicas de proteção e defesa dos direitos fundamentais da população indígena do estado do Acre.

DSC 3618 scaled e1668115812455
Juliandro: “O projeto dará voz a essas pessoas que infelizmente ainda encontram-se invisíveis” (Foto: Val Fernandes/Assecom)

O promotor de justiça substituto em Brasileia, Juliandro Martins, disse que através dos diálogos que tiveram com a sociedade civil e com a própria representação dos líderes indígenas, perceberam a dificuldade de acesso as políticas públicas mais básicas

“Educação, saúde, assistência social, saneamento básico, então o projeto tem como objetivo dar voz a essas pessoas que infelizmente ainda encontram-se invisíveis.”

Na oportunidade foi assinado o ato de criação do grupo de trabalho indígena do MPAC. A prefeita de Rio Branco em exercício, Marfisa Galvão, agradeceu o convite.

A prefeita de Rio Branco em exercício, Marfisa Galvão, ressaltou estar em nome do prefeito Tião Bocalom.

“Vim trazer todo o apoio que for necessário ao MP e as outras instituições de direitos para que juntos possamos ampliar essa rede de proteção aos povos indígenas.”

DSC 3834 scaled e1668114732448
Txuã: “O MPAC trouxe esse projeto que possa atender todas as populações indígenas” (Foto: Val Fernandes/Assecom)

O representante da Federação do Povo Huni Kuin do Estado do Acre (FEPHAC), Txuã Huni Kuin, afirmou que é um projeto muito importante para os povos indígenas acreanos, que sofrem muito preconceito.

“Não temos acesso a todos os atendimentos seja de saúde, educação, seja moradia, e o MPAC trouxe esse projeto que possa atender todas as populações indígenas, sejam elas das comunidades das terras indígenas, e dos munícipios. Com isso a gente se sente contemplado e a gente é o maior parceiro do MP.”

Notícias relacionadas:

Outras notícias:

Prefeitura de Rio Branco mantém quatro unidades de saúde abertas neste sábado

URAPs funcionarão das 7h às 17h para garantir atendimento à população durante o

Prefeitura de Rio Branco promove acolhimento, convivência e qualidade de vida para idosos em grupos terapêuticos

Encontros realizados às terças e quintas-feiras, no Ambulatório da Pessoa Idosa, fortalecem vínculos

Prefeito acompanha obras do Centro de Convivência do Idoso e reforça compromisso com acolhimento digno em Rio Branco

Com estrutura em fase avançada de execução, equipamento público terá mais de 20

Prefeitura de Rio Branco oferta serviços de saúde do homem neste sábado na URAP Maria Barroso

Ação do Novembro Azul contará com atendimento médico, coleta de sangue para PSA,

Prefeitura de Rio Branco empossa Conselho Municipal de Contribuintes e fortalece transparência e segurança jurídica

Órgão colegiado reúne representantes do Fisco Municipal e da sociedade civil organizada para