Ir para o conteúdo

Prefeitura de Rio Branco participa do 1º Seminário do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil

Encontro de alinhamento com os coordenadores de cada município das estratégias de prevenção para possíveis desastres naturais (Foto: Val Fernandes/Assecom

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da coordenadoria municipal da Defesa Civil, participou na manhã desta quinta-feira (10), do 1º Seminário do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil, realizado no auditório da Associação dos Municípios do Acre (Amac). O objetivo do encontro foi para alinhar com os coordenadores de cada município as estratégias de prevenção para possíveis desastres naturais.

A prefeita em exercício, Marfisa Galvão, esteve presente no encontro e reforçou a importância dessa parceria entre estado e municípios.

“O estado está de parabéns por fazer esse seminário e convidar todos os municípios, principalmente o de Rio Branco, que está presente para que juntos possam fazer essas ações acontecerem de uma forma preparada e técnica para que possamos atender a nossa população”, disse.

Falcão: “É preciso estar juntos para poder fortalecer o Sistema de Defesa Civil” (foto: Val Fernandes/Assecom)

O coordenador da Defesa Civil da capital, tenente-coronel Cláudio Falcão, explicou que a Defesa Civil é formada por três pilares, que consistem na prevenção, mitigação e preparação. Durante esse seminário os coordenadores poderão abordar com mais ênfase os dois pilares primordiais para o combate aos desastres naturais.

“É importante estarmos aqui pelo evento da Defesa Civil Estadual e pela integração das Defesas Civis Municipais porque têm outros municípios, diferentemente de Rio Branco, que não têm tanta estrutura, então é preciso que estejamos junto a essas pessoas em um evento como esse para poder fortalecer o Sistema de Defesa Civil”, explicou.

O coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Otoni Miranda, falou que o seminário visa aproximar os municípios, para que seja possível realizar o alinhamento de informações voltada para a Defesa Civil, com foco nos períodos de cheia que estão por vir.

“Fizemos uma temática que vai desde o monitoramento dos níveis do rio, intensidade de chuvas e finaliza com a solicitação do recurso federal, vamos atingir toda a cadeia. Esperamos que os coordenadores municipais possam retornar mais qualificados e continuemos mantendo sempre o contato para que essa via de mão dupla não acabe”, enfatizou.

Outras notícias...