Pensando no desenvolvimento da primeira infância, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), fez na tarde dessa quarta-feira, (09), a entrega dos primeiros kits do programa ‘Conta pra Mim’, em parceria com o Programa Criança Feliz.
A ocasião foi celebrada no auditório do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Cidade Nova.
Rio Branco é uma das vinte e sete cidades do Brasil escolhidas pelo programa para fazer parte do projeto piloto e recebeu 750 kits de literatura familiar do Governo Federal, que consiste em aplicar no dia a dia, nas convivências entre pais e filhos, práticas que estimulam a leitura e a convivência familiar. Nos kits contém vinte livros infantis e materiais orientativos, tratativas para elaborar e executar uma ação conjunta envolvendo as políticas públicas de Educação e Assistência Social.
O secretário da SASDH, em exercício, Francisco Bezerra, analisa que esse projeto, além de ajudar no desenvolvimento da leitura das crianças, também aproxima a família proporcionando boas relações.
“Estamos em um mundo de correria. Às vezes as crianças ficam sozinhas. Essas histórias são resgates culturais. Os pais estarão envolvidos e muito mais próximos de suas crianças.”
Osvaldo Ângelo, coordenador municipal do programa Conta pra Mim, complementa ao dizer que “isso faz um resgate onde os pais sentam com os filhos e criam o envolvimento afetivo e emocional entre as crianças, os pais e irmãos.”
“Estamos levando para as casas a contação de histórias e essa é uma das prioridades do programa, o incentivo e o estímulo da leitura na primeira infância. É muito gratificante e esperamos que esses kits tragam para as crianças bons resultados e grandes oportunidades futuras”, discorre Mircleide Mota, coordenadora do Criança Feliz.
Ivan Ferreira, diretor de Planejamento Estratégico e Operacional, informou que até o final de novembro todos os oito Cras que comportam o Criança Feliz estarão com seus kits em mãos.
“Vamos bater a meta de entrega dos kits nos nossos oito programas instalados, sendo três no segundo distrito e cinco no primeiro distrito”, finaliza.
O projeto inicial é celebrado de um Acordo de Cooperação Técnica – ACT entre a Secretaria de Alfabetização – Sealf do Ministério da Educação – MEC e a Secretaria Nacional de Atenção à Primeira Infância – SNAPI do Ministério da Cidadania.