Milhares de pessoas visitam cemitérios municipais no Dia de Finados

Houve celebração de missa que já faz parte desse evento há mais de 30 anos (Foto: Evandro Derze/Assecom)

Logo cedo, pela manhã desta quarta-feira (1), os visitantes começaram a chegar ao principal cemitério da capital acreana, o São João Batista, para visitarem os túmulos de seus entes queridos.

A professora Cláudia Maria disse que visita 3 dos 4 cemitérios municipais de Rio Branco, pois, segundo ela, é uma tradição de família.

“Acompanho desde os tempos que minha vó podia vir, agora ela não está mais podendo, pois já não anda.  Agora eu mesmo que faço essa missão.”

Segundo um levantamento realizado pela Prefeitura Municipal de Rio Branco, por meio da Defesa Civil Municipal, espera-se que passe pelos 4 cemitérios de Rio Branco, cerca de 50 mil pessoas, neste dia 2 de novembro dia dos finados.

Com flores, velas e muita ornamentação, as pessoas fizeram suas tradicionais rezas nos túmulos dos seus entes queridos.

Uma missa fora celebrada às 8h pelo padre Massimo Lombardi, ele disse a celebração já faz parte do evento há mais de 30 anos.

“A igreja católica celebra 2 missas pela manhã e tarde, pois o povo sente a necessidade de alimentar a própria fé, a esperança e, também, curtir um pouco a saudade.”

O secretário de Cuidados com a Cidade (SMCCI), Joab Lira,  disse que a prefeitura  realizou  limpeza nos quatros cemitério de Rio Branco. Tudo isso para dar mais comodidade as pessoas que os visitam.

” Fizemos uma limpeza gera, disponibilizando banheiros químicos, água mineral, estamos com 200 pessoas empenhadas em orientar os visitantes que muitas  vezes os visitantes não sabem encontrar onde estão os seus entes queridos.”

A prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social e Diretos Humanos ( SASDH ), aproveitou, ainda, a data para fazer a Operação Campo Santo, que combate a exploração do trabalhos infantil .

Segundo a a diretora de Direitos Humanos, Rila Freeze, a equipe da SASDH levou orientações ao público presente nos quatro cemitérios municipais.

” O nosso principal foco é combater o trabalho infantil, averiguar as crianças que possam estar sendo exploradas por meio do trabalho infantil, orientar as pessoas e famílias para que não contrate esse tipo de trabalho.”

Outras notícias...