Prefeito de Rio Branco prestigia cerimônia de certificação do curso de MEI ofertado em parceria com Ifac

Certificação do 3º módulo de turmas do curso de Microempreendedor Individual (MEI) (Foto: Evandro Derze/Assecom)

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, participou na noite desta segunda-feira (31), da cerimônia de certificação do 3º módulo de turmas do curso de Microempreendedor Individual (MEI), no auditório do Instituto Federal do Acre com a participação de alunos e familiares.

Tião Bocalom: “sempre falei em Produzir para Empregar, assim como empreender e ter uma microempresa” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

“Como prefeito de Rio Branco eu sempre falei em Produzir para Empregar e isso não significa a pessoa ter apenas a carteira assinada, mas também empreender e ter uma microempresa, isso para mim, também é um emprego gerado. O que o Ifac está fazendo aqui é preparar esses microempreendedores para que eles possam ter sucesso na vida”, disse o prefeito.

O curso é fruto do Programa Qualifica + Progredir que contou com a parceria da prefeitura de Rio Branco, por meio dos Conselhos Regionais da Assistência Social (Cras) e do Instituto Federal do Acre (Ifac).

 

Suellen: “O curso já alcançou aproximadamente 200 alunos” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

A coordenadora adjunta do Programa em Rio Branco, Suellen Valentim, explicou que só neste módulo, foram 42 alunos certificados, mas que o curso já alcançou aproximadamente 200 alunos com a certificação.

“Essa parceria tem sido feita desde o início do ano, até agora já ofertamos três módulos. E hoje, é uma certificação justamente para que eles estejam agora inseridos no mercado de trabalho e desenvolvam as atividades de MEI”, explicou.

Rosenice Cavalcante de Lima, foi escolhida para ser a aluna oradora da turma, mas não por acaso. Assim como os demais colegas de sala, Rosenice também enfrentou adversidades para conseguir concluir o curso. Faltando duas semanas para o fim do módulo, a estudante contou que sofreu um acidente enquanto estava indo para aula, mas enfatizou que isso não foi motivo para fazê-la desistir. Após alguns dias lá estava ela novamente na sala de aula.

“Se nós fôssemos pagar, sairia bem caro, além do transporte. Foi uma oportunidade única que deram pra gente, onde aproveitamos e nos demos muitos bem”, enfatizou.

Rila Freze: “Isso é dignidade. É muito gratificante fazer parte desse processo de qualificação” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

A diretora de Direitos Humanos da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, (SASDH), Rila Freze, esteve presente na cerimônia e expressou o sentimento da gestão.

“Isso é dignidade humana. Então é muito gratificante fazer parte desse processo de qualificar as pessoas. Estamos muito felizes”, disse.