Prefeitura de Rio Branco comemora o Dia Internacional da Juventude com atividades no bairro Cidade do Povo

É comemorado no dia 12 de agosto o Dia Internacional da Juventude, e a prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), realizou o projeto ‘Juventude na Comunidade’, no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Cidade do Povo.

O projeto que tem por objetivo levar o incentivo à educação, esporte e lazer, escolheu o bairro Cidade do Povo como propulsor, já que na comunidade residem muitos jovens e crianças. Outras regionais da capital também estarão sendo assistidas pelo projeto, tendo como referência os oito Cras da cidade.

Foto: Assecom

A Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade (SMCCI) estava presente no zelo da iluminação pública, onde se localiza o espaço de brincadeiras entre os jovens. A Fundação Garibaldi Brasil (FGB) também se fez presente, com doação de bolas e traves de futebol.

A intenção do projeto, além de levar atividades recreativas, é também entregar melhorias de espaços e doações de equipamentos, como explica Henrefany Costa, gerente do Departamento de Políticas para Juventude (DPJ).

“A gente está deixando as políticas públicas dentro do bairro. Quando a gente vai embora, deixamos aqui algo que possa ser usado pelos jovens”.

Rila Freze, diretora dos Direitos Humanos, cita que este momento é para proporcionar à prefeitura uma forma de estar próximo da comunidade jovem, e enfatiza que “a gestão está aqui para cuidar de gente, e estaremos sempre em conjunto com as estruturas da prefeitura, voltadas a cuidar da juventude”.

No bairro existe a estrutura de um Centro da Juventude, que atualmente se encontra abandonado. As atividades realizadas no Cras trazem a esperança de que mesmo sem a utilização do ambiente, os jovens possam ter um lugar acolhedor, como afirma o coordenador Paulo Roberto.

“Esse espaço que estamos usando, na parte de trás do Cras, eram dois estacionamentos que hoje estão ocupados com pequenas quadras de vôlei e futebol. Observamos aqui que são lugares que podem estar proporcionando sonhos aos jovens que gostam de praticar esporte e com o apoio dos nossos gestores Bocalom e Marfisa, acreditamos que esses sonhos serão possiveis”, finalizou.