
O Agosto Dourado é um mês de intensificação das ações de apoio e promoção do aleitamento materno. A prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), desenvolverá durante todo o mês programações em todas as Unidades de Saúde do município, no intuito de levar mais informação às mães, já que os cuidados começam desde o período pré-natal.
De acordo com Maria Tereza, referência técnica do programa saúde da criança (Semsa), o Agosto Dourado é por conta do valor padrão do ouro e o leite materno é mais completo. Ele é rico em vitaminas, em sais minerais, é completo para uma criança até 6 meses de idade.
“Nós temos ainda um percentual baixo de crianças que são amamentadas exclusivamente até os 6 meses de vida, de 0 a 6 meses, apenas em nível de Brasil, 46% das crianças são amamentadas exclusivamente com o leite materno”.
De acordo com a nutricionista Cristal Batista, dados da Organização Mundial de Saúde comprovam a diminuição da mortalidade infantil e a diferença que faz no desenvolvimento da criança quando ela passa pelo período de amamentação indicado, de no mínimo 6 meses exclusivamente, podendo chegar aos 2 anos de idade.
“Quão essencial esse alimento é, tanto para a mãe quanto para o bebê, principalmente para o bebê, pois ele tem todos os nutrientes e minerais, vitaminas, sacia a sede, desenvolve, faz toda a parte de desenvolvimento cognitivo, doenças, é um alimento completo por assim dizer e para a mãe a gente tem a diminuição do risco de câncer de mama e de ovário”.
Mikaela Oliveira, mãe do pequeno Artur de apenas três meses, fala sobre a importância do apoio dado pelos profissionais de saúde durante o período de amamentação.
“Desde o nascimento dele foi muito importante o apoio que eu tive na maternidade, de todas as pessoas, desde o banco de leite até as enfermeiras. Eu tive bastante dificuldade e ter essa rede de apoio desde o nascimento da criança é de grande valor e eu me senti muito acolhida”.
Alana, grávida de 7 meses do segundo filho, compareceu na Unidade de Saúde do bairro Aeroporto Velho em busca de orientação, pois, segundo ela, teve muita dificuldade na primeira gestação.
“Eu vim para poder entender mais sobre amamentação. Como eu tive uma certa dificuldade no primeiro filho, agora eu quero ter mais entendimento”.