Ir para o conteúdo

Prefeito de Rio Branco visita Centro Cultural Novarese que atende comunidades do 2° distrito

O Centro atende crianças de 2 a 4 anos (Foto: Evandro Derze/Assecom)

O prefeito de Rio Branco, acompanhado da secretária municipal de Educação, Nabiha Bestene, visitou, na manhã nesta quinta-feira (21), o Centro Cultural Novarese. Instituição sem fins lucrativos, localizada no Bairro Canaã, que recebe fomento da Prefeitura de Rio Branco e atende crianças de 2 a 4 anos, com creche e pré-escola.

Recebido pelos funcionários com um delicioso café da manhã, o prefeito ficou feliz ao conhecer o espaço e disse que é um modelo a ser seguido, para a criação das novas creches que planeja construir na capital.

“É isso que eu sonho para Rio Branco, que a gente possa dar oportunidade para a mães levarem seus filhos para as creches, existem poucas vagas, 5 mil, de creche. Temos o compromisso de poder fazer, com recursos próprios, 4 novas creches grandes, para mais ou menos 1200 crianças. Iremos abrir vagas, também, para crianças de 6 meses a 2 anos. Queremos creche de tempo integral e cuidando bem das nossas crianças”, afirmou.

A secretária Municipal de Educação, Nabiha Bestene, elogiou o trabalho das irmãs e o carinho com o qual elas tratam das crianças.

“Nós temos crianças, que são da redondeza e as irmãs tratam com muito carinho. Aqui a gente vê disciplina e limites, então, a gente sai muito feliz em ver que esse recurso está sendo muito bem aplicado”.

O Centro funciona há 15 anos e é administrado pela Congregação Servas de Maria Reparadora.

De acordo com a coordenadora pedagógica, Sandra Oliveira, a creche atende hoje 178 crianças, todas dos bairros próximos, como: areal, recanto dos buritis, santa Inês, vila acre, santo Afonso, 6 de agosto, entre outros.

“O objetivo da creche não é só deixar a criança. Hoje, o objetivo da creche é cuidar, mas, também educar, que são dois processos indissociáveis, tem toda a parte pedagógica”, afirmou.

A diretora do espaço, irmã Tereza Fierro, fala da importância que tem o incentivo do município para o desenvolvimento dessas atividades e que não cessam apenas na educação infantil, mas com diversos trabalhos sociais para a comunidade, através de projetos com a Fundação Garibaldi Brasil.

“Temos um projeto feito com a Fundação Garibaldi Brasil (FGB), com 100 adolescentes na escolinha de futebol. Acabamos de aprovar, também, um projeto que vai começar em agosto. Temos capoeira e dança aeróbica. Também atendemos mulheres para fazer cursos de manicure, culinária, tudo com a Fundação Garibaldi Brasil”, finalizou.

Outras notícias...