Segunda dose de reforço é liberada para pessoas a partir dos 30 anos de idade (Foto: Evandro Derze/Assecom)
A prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), anunciou na manhã desta terça-feira, 5, a liberação da segunda dose de reforço (ou quarta dose) da vacina contra a covid-19 para pessoas a partir dos 30 anos de idade.
De acordo com a secretária Municipal de Saúde, Sheila Andrade, a prefeitura resolveu baixar a faixa etária devido ao grande número de casos nos últimos dias.
De acordo com a secretária Sheila Andrade, a estratégia foi deixar a Urap Maria Barroso como referência para atendimento de covid-19 e síndrome gripal. Estão sendo realizados testes nas Uraps, na Policlínica e algumas Unidades de Saúde da Família (USF). “Os quantitativos são elevados de casos positivos dessa doença. A Prefeitura, através do prefeito Tião Bocalom, autorizou a aquisição, de forma imediata, de 70 mil testes. Esses testes estão sendo usados nessa, possível, quarta onda de covid que está acontecendo na atenção básica”, explicou.
Segundo a secretária de Saúde do município, os números de vacinação da segunda dose em relação à cobertura vacinal de crianças e adolescentes é preocupante.
Sheila Andrade afirmou que os números, mostram crianças de 5 a 11 anos, que uma cobertura baixíssima, adolescentes de 12 a 17 anos muitos não tomaram a segunda dose, e que principalmente, os adultos precisam tomar a terceira dose de reforço. “Agora que a gente está baixando para a quarta dose de reforço, os números mostram a rejeição da vacinação. Então peço para vocês que repensem, reflitam, e analisem o que está acontecendo e procurem uma unidade de forma imediata para estar se vacinando”, enfatizou.
A secretaria frisou que não há reteste após testar positivo para covid-19, o que se deve fazer, é seguir o tratamento de 7 a 10 dias para acabar com o vírus. Ela alerta ainda para que a população procure as unidades de saúde para realizar o exame, após 3 dias de sintomas, pois assim é possível detectar o vírus com mais precisão. Quanto aos atendimentos noturnos para aumentar a cobertura vacinal, a secretária explica que o município está se organizando para iniciar novos mutirões.
“Nós precisamos nos organizar agora dentro das Uraps, porque essas mesmas equipes que fazem os atendimentos, o dia inteiro, com relação a covid-19, é a mesma que trabalha na vacinação noturna. Então nós estamos nos organizando, fazendo todo o planejamento e nosso objetivo, enquanto prefeitura é avançarmos na vacinação”, concluiu.
Dados da Cobertura Vacinal para Covid-19
Crianças (5 a 11 anos)
1ª dose – 40,71 %
2ª dose – 13, 87 %
Adolescentes (12 a 17 anos)
1ª dose – 77,72 %
2ª dose – 1,34%
Adultos
1ª dose – 90,48%
2ª dose – 80,94%
1ª dose de reforço (ou terceira dose) – 34,51%
2ª dose de reforço (ou quarta dose) – 0,74%