
Na noite dessa segunda-feira, 8, a Prefeitura Municipal de Rio Branco, por meio da Fundação Garibaldi Brasil (FGB), certificou os alunos que participaram das Oficinas de Coreografias e Formações Coreográficas e de Construção e Desenvolvimento de Enredos (temáticas de carnaval).
As atividades ocorreram no Centro Cultural de Nenê Sombra, localizado no bairro Quinze, Segundo Distrito de Rio Branco. Ao todo, 50 pessoas participaram das oficinas. Com as medidas restritivas houve uma certa dificuldade, porém necessária e seguindo todo o protocolo sanitário estabelecido.
De acordo com Wellington Silveira, coordenador do espaço, as atividades no Centro Cultural são de fundamental importância para a comunidade, e, principalmente, para os artistas que precisam prestar conta de seus projetos que têm o financiamento da Lei Aldir Blanc e é promovido pela Prefeitura. “O principal foco das oficinas é propiciar, a partir de um ambiente de experimentação, que cada participante possa acessar o campo sensível e entrar em contato com seu processo criativo e linguagem corporal, e que a própria comunidade se envolva na produção artística cultural, e possa ter uma aproximação ainda maior da arte”, disse Wellington.
Com um público formado, em sua maioria, por profissionais de dança e arte, o curso ofereceu técnicas específicas para o ensino da dança e confecções de adereços, tema voltado ao carnaval.
Anderson Schneider participou das oficinas e disse ser importante incentivar esse trabalho, principalmente por garantir aos praticantes melhoria na qualidade de vida. “As oficinas foram de grande importância para os jovens e adultos que estão ociosos em casa por conta pandemia. Todos têm direito a cultura e podem ajudar no crescimento e fortalecimento de suas vivências”, comentou Anderson Schneider.