Na tarde desta terça-feira, 14, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), realizou um pit stop da campanha em alusão ao Combate à Exploração do Trabalho Infantil, no cruzamento da Avenida Ceará com a rua Omar Sabino.
A campanha, que teve início na segunda-feira, visa conscientizar à população de que lugar de criança é na escola e aproveitando a infância, não trabalhando ou nas ruas, pedindo dinheiro.
Segundo a gerente do Departamento de Promoção dos Direitos Humanos, Rebeca de Paula, a ação é de grande relevância para alertar as pessoas sobre as consequências que esse trabalho infantil pode acarretar durante a infância. “Em Rio Branco tem aumentado o número de crianças pedindo (dinheiro) e vendendo balas nos semáforos e precisamos combater esse mal”.
A gerente ainda explica que serão realizadas outras abordagens educativas ao longo do mês.
A conselheira tutelar Luciana D’Avila, explica a importância da sociedade ter ciência desse trabalho que é realizado. “Nós temos que dizer um, não, ao trabalho infantil, porque eles estão sendo usurpados de sua infância e nós temos que protegê-los”.
A funcionária pública Suzy Lamas, diz que toda e qualquer campanha de prevenção é extremamente necessária. “Em relação ao trabalho infantil, nós estamos num período em que são muitas subnotificações. É fundamental que todos possam denunciar e participar dessa campanha”.
A bancária Jhennifer Jamily, informou que a ação visa resguardar pela infância das crianças que é a melhor fase da vida. “Eu acho muito importante essa mobilização da prefeitura porque a gente sabe que ser criança é a melhor parte da vida. Então para tudo, existe uma hora”, destacou.