Prefeitura participa de ação em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

Um dia com forró, café da manhã e apresentação de quadrilha junina (Foto: Assecom)

A Prefeitura de Rio Branco participou na manhã desta terça-feira,14, de ação em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado no dia 15 de junho. A iniciativa é do grupo de trabalho social com idosos do Serviço Social do Comércio (Sesc), em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) e Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Sobral, que reuniu vários outros grupos e associações do município.

O dia foi celebrado com a banda de forró do Cras, um café da manhã e apresentação de quadrilha junina. A Defensoria Pública do Acre, Ordem dos Advogados do Brasil Acre (OAB-Ac) e tenda de Posto de Saúde Sesc com aplicação de vacinas, testes rápidos e avaliação da pressão arterial (PA), estiveram prestando atendimento aos idosos presentes no ambiente.

Para o secretário adjunto, Francisco Bezerra, este momento é de grande alegria e a união é necessária para o desenvolvimento. “Sozinhos não conseguimos ir muito longe, mas quando nos unimos em parcerias e damos as mãos, então o resultado é esse. Está tudo lindo e espero que nos próximos, mais Cras estejam junto com a gente”, acrescenta.

O dia de conscientização ganhou força durante a pandemia, devido ao aumento das denúncias de crimes contra pessoas idosas, que sofrem negligência, abandono, abuso, violência física e psicológica. Apenas até outubro de 2020, foi registrado um crescimento de 59% em todo o Brasil.

É importante lembrar que violência contra o idoso é crime, com pena de reclusão que varia de seis meses a um ano de multa. A coordenadora do Trabalho Social dos Idosos do Sesc, Marizete Melo, enfatiza a importância do idoso fazer a denúncia. “Ao idoso que se sentir negligenciado, precisa denunciar. Vários são os lugares que você pode abrir denúncia, tem o conselho do idoso municipal e estadual, o disk 100, Ministério Público e delegacia especializada do idoso. A gente quer colocar para a pessoa idosa que ela é protagonista da sua própria historia”, finaliza.

Outras notícias...