Compromissada com os direitos da criança e do adolescente, a prefeitura de Rio Branco entregou na tarde desta sexta-feira, 10, a nova sede do Segundo Conselho Tutelar, localizada na Rua Manoel Castor de Araújo, bairro Bosque.
Segundo a coordenadora, Rosângela de Souza e Silva, as condições da antiga sede chegavam a ser insalubres. “O outro prédio não tinha estrutura. Não tinha acessibilidade ao público. Nossos banheiros também não eram bacanas, porém foi uma conquista. Na nova gestão agora foi uma das prioridades do prefeito Tião Bocalom”, informou a coordenadora.
O Conselho Tutelar tem a função de requisitar serviços de assistência quanto a saúde, educação, segurança, assistência, entre outros para as crianças e adolescentes e são serviços que não podem ser negados, pois constam no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
De acordo com o conselheiro, Anilton de Sá Andrade é preciso trazer às famílias e às crianças e colocar na cabeça delas que o conselho tutelar não é um órgão que causa medo. “A gente está tirando isso da cabeça dos pais e de alguns professores. Enfim, da sociedade em geral, que o conselho tutelar é um órgão de proteção e não de repressão”, explicou Anilton.
Para o promotor de Justiça, Francisco Maia Guedes, os conselheiros, agora, estão em um lugar digno. “Eles agora podem estar prestando, com muito mais qualidade, esse serviço de atendimento às nossas crianças e adolescentes, aos pais, as famílias como um todo”, enfatizou.
Este é o primeiro conselho a ter uma brinquedoteca em todo o estado. O prefeito se diz feliz por poder proporcionar um local adequado, com amplo espaço e melhor localização para os conselheiros trabalharem.
“Isso daqui é o grande exemplo da nossa gestão. Nossa gestão tem compromisso com a criança e com o adolescente. Os conselhos tutelares, quando nós assumimos, a gente sabe como era. Fizemos tudo que era preciso. Um prédio desse porte aqui, para o segundo conselho tutelar, segundo os próprios conselheiros, talvez seja um dos melhores até do Brasil. E eu fico feliz com isso. Nós estamos fazendo porque nós temos um compromisso com o ser humano. Nós temos um compromisso em gastar bem o dinheiro público”, destacou Tião Bocalom.
“Nós estamos muito felizes aqui no segundo conselho tutelar com esse novo local. Foi um avanço muito grande porque o outro local era um local distante, tanto para a comunidade quanto para nos conselheiros. Bem centralizado, de fácil acesso. A comunidade com certeza será bem acolhida nesse novo local”, concluiu a conselheira Sandra Lima.