Ir para o conteúdo

Prefeitura de Rio Branco lança Plano de Contingência das Queimadas

A intenção é se antecipar e conscientizar a população sobre o grave risco das queimadas urbanas (Foto: Evandro Derze/Assecom)

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, lançou, nesta quarta-feira, 18, no Horto Florestal, o Plano de Contingência das Queimadas. Com o início do período da seca, a prefeitura se antecipa no sentido de conscientizar a população sobre o grave risco das queimadas urbanas.

No ano de 2020 foram contabilizados 2.700 registros de queimadas na capital acreana. Com o trabalho de fiscalização, mas, sobretudo, de conscientização, da Prefeitura de Rio Branco, em 2021 este número reduziu para 692 registros, uma diminuição superior a 290%. Este ano a intenção é reduzi-lo ainda mais.

Nasserala: “Nós vamos estar muito presentes em cada canto da nossa cidade, para poder levar educação ambiental” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

Carlos Alberto Nasserala, secretário municipal de Meio Ambiente, ressaltou a importância desta data.

“Esse dia é um marco na nossa capital, dia 18 de maio será lançado o plano de prevenção às queimadas, e isso é de uma importância muito grande para cada morador da nossa cidade. Nós vamos estar muito presentes em cada canto da nossa cidade, para poder levar educação ambiental e fiscalização, para poder reduzir ao máximo as queimadas que atingem tanto as pessoas nos seus lares”.

Prefeito Bocalom: “Nós temos que tomar cuidado, respeitar o meio ambiente” (Foto: Evandro Derze/ Assecom)

O prefeito Tião Bocalom reforçou o pedido para que a população não faça queimadas e que respeite o meio ambiente.

“A gente pede que você contribua, que colabore, não é a nossa intenção ficar multando, mas a gente precisa se educar. Nós temos que tomar cuidado, respeitar o meio ambiente”.

“É muito elogiável a iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente do Município, fazer o Plano de Contingência das Queimadas, para dentro desse plano ter campanhas educativas, para que a população consiga realmente compreender o mal que causam ao meio ambiente e à saúde humana, e as ações efetivas que devem ser desenvolvidas pela prefeitura, para poder fazer frente a esse momento de dificuldade”, afirmou o Ten. Cel. Cláudio Falcão, coordenador municipal de Defesa Civil.

Participaram do lançamento o senador Sérgio Petecão, a secretária municipal de Planejamento, Neiva Tessinari, o secretário municipal de Agropecuária, Eracides Caetano, o secretário municipal de Cuidados com a Cidade, Joabe Lira, o chefe do Gabinete Militar Municipal, Cel Ezequiel Bino, entre outras autoridades.

 

Outras notícias...