A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) e Departamento de Políticas Públicas para Juventude (DPJ), junto com os estagiários da gestão, participaram, na tarde de sexta-feira, 8, da oficina Inova Amazônia, oferecida pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AC).
O encontro que ocorre uma vez ao mês, teve início em novembro de 2021, e tem como foco a bioeconomia, o agronegócio, sustentabilidade e inovação.
O objetivo é orientar e despertar empreendedores no desenvolvimento de ideias para negócio e elaboração do plano sólido. Ao final dos encontros os participantes desenvolvem um “pitch”, ou seja, uma apresentação direta e resumida de negócio com pretensão de levar um projeto a diante.
Rosa Nakamura, gestora do programa Inova Amazônia, explica que a intenção é de ajudar os microempreendedores a solidificar suas ideias de trabalhos sustentáveis, levando-os a ter uma chance de ganhar recursos para investimento.
“Temos uma perspectiva de recursos em editais e investidores nas áreas da bioeconomia e agronegócio. A capacitação é para que possam desenvolver seus projetos ou criar um, e fazer parte desses editais”, diz.
A diretora dos Direitos Humanos, Rila Freze destaca que essa é uma estratégia de ajudar os jovens a pensar em suas ideias, e quem sabe, desenvolve-las. “A parceria tem como objetivo despertar o empreendedorismo nos jovens que são beneficiados com o Programa Bolsa Estágio. Essas são políticas públicas que a gestão Tião Bocalom e Marfisa Galvão defende”, enfatiza Rila.