Ir para o conteúdo

Previne Brasil: Prefeitura de Rio Branco participa de Oficina da Atenção Primária à Saúde

Os encontros têm o objetivo de promover debates com os gestores estaduais e municipais (Foto: Dircom)

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, e a Secretária Municipal de Saúde, Sheila Andrade, participaram de uma oficina, nesta sexta-feira, 17, do Programa Previne Brasil, promovida pelo Ministério da Saúde. Na ocasião, estiveram presentes o Secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (SAPS/MS), Raphael Câmara, o presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Charles Cezar, a Secretária de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), Paula Mariano e demais autoridades estaduais.

A oficina do Programa Previne Brasil ocorre por todo o país. Os encontros têm o objetivo de promover debates com os gestores estaduais e municipais, o financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS) e como a administração efetiva dos recursos melhora a qualidade dos serviços prestados à população. “O Previne Brasil é o novo programa de financiamento de Atenção Primária à Saúde (APS) ele é baseado nos municípios conseguirem captar a população, nos seus bancos de dados, e também cumprir 7 indicadores. Quem recebe mais, é que mais traz pessoas e quem melhor performa nesses 7 indicadores. Com isso, a gente espera que a saúde pública do Brasil melhore bastante nos próximos anos”, explicou o secretário Raphael Câmara.

Segundo a secretária da Semsa, Sheila Andrade, o programa Previne Brasil é muito importante para todos os municípios acreanos. “É através dele que nós vamos melhorar os nossos indicadores de saúde, atendendo com mais qualidade, não somente com relação aos repasses que são feitos, mas também atendermos com qualidade a nossa população. Em geral, essa é a base do Programa Previne”, disse a secretária.

De acordo com o prefeito Tião Bocalom, a prefeitura disponibiliza Unidades Básicas de Saúde espalhadas em todos os bairros do município. “A prefeitura é o para-choque da saúde. Para isso ela tem as unidades básicas espalhadas em todos os bairros, então antes de ir para o hospital, o ideal é que a pessoa passe pelo Posto de Saúde. O Posto de Saúde, unidade de saúde, Urap, é a porta de entrada para a saúde, as pessoas normalmente procuram menos, e o mais importante é a questão da prevenção. O município trabalha muito na parte da prevenção. Quando você previne, por exemplo uma doença que está em estágio inicial, é muito mais fácil ser curada do que uma doença que se instalou. Tenho certeza que é fundamental toda essa modernização do SUS e da gestão da Atenção Básica de Saúde”, ressaltou o prefeito.

Outras notícias...