O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, e os secretários Normando Sales, da Secretária Municipal de Meio Ambiente (Semeia), e Eracides Caetano, da Secretária Municipal de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Econômico (Safra), participaram de uma reunião, por meio de videoconferência, promovida pelo ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade. O ICLEI é uma organização não governamental internacional que promove o desenvolvimento sustentável e também fornece consultoria técnica para os governos locais atender aos objetivos de sustentabilidade.
Segundo o secretário Normando Sales, o objetivo da reunião foi apresentar o projeto de agricultura urbana. “É uma reunião do ICLEI, em que o prefeito hoje foi o principal palestrante, falando do projeto das hortas de bairros e dos terrenos que podem ser aproveitados, mesmo os terrenos particulares, para produzir alimento dentro da área urbana. Isso faz parte também de um projeto de cidades Pan-Americanas que chama Laboratório Urbano de Políticas Alimentares, então, a medida que a gente troca experiências e um compartilha com os outros o que cada administração está fazendo, a gente também aprende e divulga o que estamos fazendo”, disse o secretário.
De acordo com o secretário Eracides Caetano, a reunião foi muito importante. “Estamos trabalhando com uma parceria e, é para aproveitar as áreas e espaços urbanos, terrenos da prefeitura, para a gente implantar aqui hortas de produção para os produtores que moram dentro da cidade, para as famílias se alimentarem melhor e ter um produto maior de qualidade”, disse o secretário.
O prefeito Tião Bocalom aproveitou a reunião para apresentar também o Projeto de Hortas e Fazendinhas nas escolas do município. “Mostrar para eles também que nós temos um compromisso, um projeto que é de Hortas e Fazendinhas nas escolas, para a gente despertar nas crianças a vontade de cuidar da terra e também de oportunizar a essas crianças que elas aprendam a produzir o seu próprio alimento e leve também para as suas famílias, de repente usar essa experiência de hortas também nos próprios quintais. Tudo isso entra na questão de segurança alimentar. A partir do ano que vem a gente entra fortemente com esse projeto das Hortas e Fazendinhas nas escolas. Se o nosso projeto é gerar emprego, evidentemente temos que fortalecer a nossa agricultura familiar, para que a gente possa produzir aqui e gerar emprego”, explicou o prefeito.