Prefeitura de Rio Branco realiza palestra sobre Direitos Humanos

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), realizou na manhã de sexta-feira,10, uma série de palestras com o título “Direitos Humanos: O que são e a quem se destinam”, no auditório do Palácio da Justiça.

Em 10 de dezembro de 1948, a Assistência Geral das Nações Unidas, declarou em documento a proteção universal dos Direitos Humanos, independentemente. Por esse motivo, se comemora, nesta data, o Dia dos Direitos Humanos.

Houve muitos avanços no decorrer destes 73 anos, e no município de Rio Branco a prefeitura se mantém atenta para que esse direito seja sempre aplicado a todos.

“Temos muito o que fazer em nossa capital e é nesse compromisso de levar a dignidade da pessoa humana, que a prefeitura segue sem medir esforços para que o art 5° da Constituição Federal seja aplicado a todos” reforça Rila Freze, diretora de Direitos Humanos da SASDH.

Uma das palestras oferecidas foi “A Assistência Social na Perspectiva do Direito”, ministrada por Fábio Fabrício, assessor de gestão do Ministério Público do Acre (MPAC). Durante sua fala, ele parabenizou a prefeitura por promover o encontro e debater sobre o assunto.

“O município tem feito um esforço para poder garantir a proteção e os direitos. As equipes estão em serviço fazendo os atendimentos conforme seus recursos e orçamentos.”

Jociel Marques, diretor de Gestão da Casa Civil, parabenizou a prefeitura e a Secretária pela realização do evento e reforçou a importância do papel dos direitos. “É de suma importância que a sociedade entenda o real papel dos direitos humanos na sociedade, e que se desfaça a lenda que foi criada, que diz que os diretos humanos surgiram apenas para beneficiar aos que andam a margem da lei. É importante que as pessoas saibam que ele vem ajudando a romper a barreira do racismo, do preconceito, da desigualdade social e sempre vem se preocupando em resguardar os direitos basilares de todos, sem se preocupar com cor, raça ou gênero”.

Durante breve depoimento, Rebeca Abreu do departamento de Promoção de Direitos da SASDH, reforça que todas as pessoas devem ter seus direitos levados em consideração, independentemente de suas particularidades. “A pessoa negra, com deficiência, idosa, criança, adolescente, mulher ou homossexual, todos nós temos direitos iguais perante a sociedade. Cada um com a sua particularidade e não podemos ignorar ela. Precisamos reafirmar todos os dias a garantia desses direitos”, finaliza.

Outras notícias...