Ir para o conteúdo

Prefeito Tião Bocalom participa de Dia de Campo em plantação de café, em Acrelândia, e incentiva produção no Estado

Tião Bolocam: “O slogan Produzir para Empregar, pegou” (Foto: Dircom)

O prefeito de Rio Branco Tião Bocalom participou na manhã deste sábado, 4, de um Dia de Campo na fazenda do empresário Wagner Álvares, em Acrelândia, há 116 Km da capital.

Empresários, deputados e produtores rurais prestigiaram o dia de campo, assistiram palestras de técnicos explicando sobre as variedades existentes.  O empresário Wagner Álvares apresentou aos presentes, um experimento com 12 variedades de café, que tem apenas um ano de plantio. Alguns fazendeiros como ele tem deixando a criação de gado de lado e investindo na lavoura de café.

“Graças a Deus está sendo um momento maravilhoso. Apesar de estarmos ainda passando por um momento de pandemia, que atrapalha um pouco, mas o pessoal quer saber sobre o café desde Assis Brasil a Mâncio Lima. Mais de 10 municípios estão aqui hoje. O Banco do Brasil é um parceiro”, informou o empresário.

O prefeito de Acrelândia, Olavo Francelino disse estar feliz por esse dia de campo porque hoje o município é um dos maiores produtores de café do Estado. “A gente está feliz por estar recebendo aqui, pessoas de todo o Acre. Conversando, agora há pouco, com o superintendente do Banco do Brasil, ele acabou de confirmar que Acrelândia é o município que mais trabalha com o Banco na agricultura e pecuária e isso deixa a gente feliz. Nós sabemos que Acrelândia é o celeiro da produção agrícola do Estado”, enfatizou Olavo Francelino.

O jornalista e empresário Roberto Vaz também aderiu ao café clonal. Já está preparando a terra e buscando conhecimento para plantar. “Nós começamos a pesquisar e vimos que muitas pessoas estão investindo nessa cultura que é até fácil. Para área pequena, como é o meu caso, nós iremos fazer também um plantio de café clonal. E acreditamos que fizemos a escolha certa”, informou o empresário.

De acordo com o deputado Estadual Roberto Duarte o café está progredindo muito e crescendo bastante o agronegócio no Estado. Ele espera que a cultura seja uma alternativa econômica para quem precisa produzir e gerar emprego e renda para a população. “Eu estive em Mâncio Lima, Sena Madureira, Tarauacá e outros municípios vendo a produção. Aqui em Acrelândia é a segunda vez que eu participo do dia do produtor e acho de suma importância para o desenvolvimento do Acre através dessa cultura”, explicou Duarte.

“Por tradição o Banco do Brasil é a maior parceira do agronegócio e no Acre não é diferente”, destacou o superintendente do banco Daniel Rondon. “A gente tem a maior carteira de investimentos entre as instituições financeiras. Investe e acredita no projeto do produtor rural. A gente tem financiamento para todas as culturas”, complementou.

O prefeito Tião Bocalom, que já foi prefeito de Acrelândia, por 3 vezes e incentiva a produção rural, sempre defendeu o slogan “Produzir para Empregar” e agora fica satisfeito em ver o município com um grande plantio como esse.

“Pensa numa alegria que eu estou. Saber que o prefeito Olavinho continua o projeto que eu acredito ser o melhor para o homem do campo. O Wagner acreditou: chegou ao Acre há apenas 3 anos e quando viu as plantações de café ficou doido e disse: o café é uma saída”, explicou Bocalom e acrescentou: “Imagina você produzir 100 sacas de café e vender a R$ 800,00 (oitocentos reais) a saca, você ganha R$ 80.000,00 (oitenta mil reais) por cada hectare. Por isso que eu digo que é a grande saída para o nosso pequeno produtor”.

A prefeitura de Rio Branco, a partir do ano que vem, estará colocando em prática o projeto de incentivo a mecanização agrícola onde serão cultivados arroz, feijão e milho com incentivo também à produção do café e a bacia leiteira. Todo esse incentivo é fruto dos investimentos e parcerias que o governo Federal, os bancos e a classe política têm feito para o desenvolvimento da região.

“Acrelândia é destaque no estado do Acre em termos de produção, a pecuária e agora o café. Está aí essa linda lavoura nesse dia de campo”, frisou o vereador Cleuson Oliveira.

A deputada Federal Mara Rocha, que antes de entrar na política fazia um programa rural, ficou muito satisfeita e ajuda lá de Brasília, a produção rural aqui no Acre. “Estou muito satisfeita de estar aqui hoje nessa propriedade do seu Wagner vendo essa realidade: o café tomando conta do nosso Estado e isso é um sonho. Eu desejo muito ver esse Acre produzir, ver a agricultura, a pecuária tomar conta do Estado e trazendo renda, melhorando a qualidade de vida da população e principalmente, da zona rural. É isso que nós queremos”, informou a deputada.

O superintendente do Basa, José Luís, disse que o banco tem linha de crédito para o café, inclusive uma linha específica para floresta. “É a linha do Pronaf Floresta. Nós estamos acompanhando o desenvolvimento e o crescimento aqui no Acre. O principal banco de fomento na região, que é o Basa, tem que se fazer presente. O Wagner é um dos nossos parceiros. Está crescendo e aumentando os seus investimentos”, destacou.

O prefeito Tião Bocalom sempre incentivou a produção agrícola e agora até as comunidades da floresta estão resolvendo investir no café. “Significa, então, que àquele projeto que nós defendemos a vida inteira, contra a florestania, que é: Produzir para Empregar, pegou. Pegou tanto que até o homem da floresta está pensando em plantar e alguns políticos também estão se rendendo e tão vendo que o Produzir para Empregar é a saída”, concluiu Bocalom.

Outras notícias...