Ir para o conteúdo

Centro de Atendimento ao Autismo encerra atividades em 2021

Atividades para crianças autistas e suas famílias (Foto: Dircom)

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio do Centro de Atendimento ao Autista – O Mundo Azul, realizou mais uma ação do Projeto “Vivendo o Infinito Azul” que atende as famílias de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) que estão sem terapias no município de Rio Branco.

Na última sexta-feira, 26, foi realizada a Segunda Oficina Autista Artista que teve como temática central: O Desenvolvimento de Habilidades através da Música. Os encontros serão retomados no ano que vem, após o recesso, de forma mensal – contemplando outras estratégias e recursos.

A oficina contou com ambientes diferentes onde as famílias circulavam com as crianças em espaços onde continham recursos musicais de diferentes formas.

No primeiro ambiente na entrada do Centro, estava exposta a galeria de instrumentos musicais e a participação de músicos tocando o tema “aquarela”, ao som de vários instrumentos.

No espaço as crianças puderam conhecer e ter o contato com cada instrumento musical bem como o acesso as informações sobre cada instrumento no painel da galeria.

No segundo ambiente foi realizada atividade da caixinha musical surpresa onde, dentro da caixa, a criança retirava os objetos sensoriais de dentro da caixa e cantavam ao som de violão as músicas infantis relacionadas a cada objeto retirado da caixa.

O terceiro ambiente era a sala de pintura “Orquestra dos bichos” com pintura de instrumentos musicais onde a proposta era fazer com que as crianças pudessem identificar cada instrumento musical através da pintura.

O quarto ambiente era a sala com algumas ilhas de elaboração de instrumentos musicais com materiais de fácil acesso como reciclados, onde os pais pudessem aprender a utilizar os materiais reciclados na confecção de instrumentos musicais para seus filhos em casa estimulando habilidades artísticas, além de um recurso musical e terapêutico em casa.

Segundo a coordenadora do CAA, Édila Sousa, essas ações são muito importantes para às famílias e crianças. “Elas desenvolvem criatividade e interesse por instrumentos e músicas, além de ensinar aos pais, enquanto cuidadores, a elaborarem instrumentos em casa com materiais de fácil acesso estimulando as crianças a desenvolverem habilidades artísticas através da música”.

Outras notícias...