Ir para o conteúdo

Prefeito Tião Bocalom apresenta mensagem ao Poder Legislativo

Em sessão solene de abertura dos trabalhos da 15ª Legislatura realizada de forma remota, na última terça-feira, 2, na Câmara de Vereadores de Rio Branco, o prefeito Tião Bocalom leu sua mensagem ao Legislativo e destacou pontos fortes do trabalho da sua gestão. Ele resumiu todo esforço de sua equipe acerca dos desafios para o ano de 2021, na busca de uma administração democrática e eficiente.

“Veja, está existindo uma relação respeitosa entre o Executivo e o Legislativo, com total independência e, evidentemente, com muita harmonia. Nossos vereadores assimilaram bem o projeto [produzir para empregar], nós precisamos dar uma resposta para a sociedade, isso graças a Deus está pactuado em nossa mensagem, ficou muito claro”, ressaltou Tião Bocalom.

Na leitura da mensagem, o chefe do executivo municipal ressaltou pontos importantes, entre os quais, parcerias já acertadas com o governo do Estado como: a garantia de trafegabilidade de inverno a verão, a de infraestrutura urbana, reversão do sistema de água e esgoto, a vacinação contra a Covid-19, a área de segurança pública e o apoio às vítimas de uma provável cheia do Rio Acre.

Para o prefeito é governando de mãos dadas e visando futuras parcerias para novos investimentos que a Prefeitura objetiva fomentar e potencializar as cadeias produtivas para a geração de emprego e renda. Lembrou que a capital acreana tem recebido empresários de fora do Estado e, que estes, manifestaram interesse de investir na cidade.

Na Saúde, o prefeito destacou que com a chegada do imunizante contra o coronavírus surgiu uma esperança, contudo, nesse momento não há vacina disponível para todos. Porém, é seguido rigorosamente o plano de vacinação nacional estabelecido pelo Ministério da Saúde, no tocante a observância dos critérios de prioridade, garantindo a transparência na execução dos protocolos estabelecidos.

O gestor informou que a Secretaria de Educação do Município funciona em prédios alugados e que essa realidade precisa mudar. O município instituiu o Gabinete de Crises, sob a coordenação da Defesa Civil Municipal, visando identificar, avaliar, obter e aplicar recursos necessários à antecipação, prevenção e resolução dos riscos e eventos negativos ameaçadores do bem-estar da população de Rio Branco, com o objetivo de propiciar e garantir a segurança e a integridade das pessoas e dos bens.

“A Defesa Civil está readequando o Plano de Contingência de Inundações/2021, tornando-o viável à realidade atual da pandemia, bem como da epidemia de Dengue, Zika e Chikungunya, pois, humanização é a palavra de ordem dessa gestão”, realçou Bocalom.

Infraestrutura – A Secretaria de Infraestrutura, deu início ao processo de revisão do Plano Diretor Participativo do Município de Rio Branco (Decreto nº 314 de 26 de janeiro de 2021) visando analisar as potencialidades, respeitando os condicionantes físicos, culturais e econômicos existentes. Da mesma forma, está revisando todos os convênios e contratos vigentes, além do estudo de aplicação de novos projetos.

Trabalha na manutenção em 05 pontes. Visando a segurança e mobilidade dos pedestres, está recuperando a passarela do Canal da Maternidade, próximo ao restaurante o Paço. Em um mês concluiu as obras de pavimentação no Ramal Jarbas Passarinho e no Ramal do Macarrão, da mesma forma, trabalha na continuidade das obras de duplicação da Estrada da Floresta e Av. laco, além da Revitalização do Centro Comercial Aziz Abucater.

Limpeza Pública – Desde o dia 1º de janeiro deste ano já foram realizadas limpeza em 19 bairros, desse total, 11 não haviam sido contemplados há mais de dois anos.

Mobilidade Urbana – A Prefeitura trabalha estudos para implantar o sistema de integração temporal, que além de reduzir o tempo de espera no transporte coletivo, irá possibilitar que as pessoas troquem de ônibus sem que seja preciso ir a qualquer terminal.

Agricultura – A Safra (Secretaria de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Econômico), trabalha para eliminar gargalos, que afetam o desenvolvimento e a competitividade dos produtos agrícolas. Também vai apoiar organizativos de negócios e estimular novas matizes produtivas, além de adequar o fluxo da cadeia de produção.

Assistência Social – O Município, por meio da SASDH, trabalha na revitalização da praça da juventude, que atualmente encontra-se abandonada. A proposta é transformar o espaço público em um centro de lazer, esporte, entretenimento e cursos profissionalizantes voltado à capacitação de jovens.

Área Fazendária – Reforma do código de tributário é imprescindível. A Prefeitura não busca só cortar despesas, quer o incremento de receitas sem, sem onerar o contribuinte, destaca a mensagem enviada ao Legislativo.

“O nosso Plano de Governo, que nos deu a eleição, é muito claro. Queremos melhorar a qualidade de vida do povo e para isso precisamos [produzir para empregar]. E, nesse caminho, colocamos o plano de governo para os próximos 12 meses”, destacou Tião Bocalom, agradecendo a todos os vereadores que também aprovaram por unanimidade as três indicações do Executivo para tocar a Empresa Municipal de Urbanização (Emurb).

Vão conduzir a Emurb, José Assis Benvindo (diretor presidente), Carlos Lourenço Rabaçal Pinto (diretor administrativo e financeiro) e Ronald Camargo Suzuki (diretor técnico operacional).

Outras notícias...