Prefeitura Municipal de Rio Branco pretende fortalecer políticas públicas aos povos indígenas

Na tarde dessa terça-feira, 14, equipes da Prefeitura Municipal de Rio Branco, por meio do Saerb, Secretaria de Zeladoria e Cidade (SMZC) e Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) realizaram uma visita técnica ao Centro Huwã Karu Yuxibu para verificar as necessidades apresentadas pelo Cacique e Líder Espiritual Mapu Huni Kuin, ao Prefeito Tião Bocalom.

No Centro são realizadas atividades de fortalecimento a Cultura, Identidade e Espiritualidade indígenas e será construído, com o apoio do Instituto Alok, um restaurante, onde serão servidos pratos da culinária indígena, que faz parte do projeto social desenvolvido no local para alimentar as famílias em vulnerabilidade social.

Para o diretor operacional da Zeladoria, Jean Almeida, a visita é importante para conhecer melhor o projeto e trabalhar de acordo com a realidade do local. “O projeto é de cunho social e fantástico porque contribui para ressocialização dos indígenas com a sua cultura, aja visto que o êxodo indígena os afastou dos seus costumes e hábitos. O centro de apoio também é economicamente viável pois traz uma dinâmica de autossustentação”, frisou o diretor.

A diretora-presidente do Saerb, Pollyana Souza, disse que o projeto é muito importante. “Ele promoverá o turismo no município. O Saerb estará colaborando neste momento com o Centro na busca de alternativas e articulações para a solução relacionada ao saneamento básico do local”, explicou.

Para a diretora de Direitos Humanos da SASDH, Rila Freze, que acompanha o projeto e articula as reuniões entre equipes “o Projeto vai ao encontro com o que o prefeito e a secretária Marfisa Galvão defendem, que é promover dignidade humana a todas a pessoas do Município de Rio Branco. Nossa meta é promover e fortalecer as políticas públicas afirmativas, e esse projeto visa resgatar famílias indígenas em vulnerabilidade social, cuidar e reabilitá-las para a sua autonomia”, disse Freze.