Prefeitura de Rio Branco recebe influenciador cultural Pedro Biondo, o “Berranteiro das Américas”

Berranteiro das Américas que cruza o continente montado em mulas foi recebido pelo prefeito Tião Bocalom no gabinete institucional

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, recebeu na manhã desta sexta-feira (13), no gabinete institucional, a visita do engenheiro civil, viajante e influenciador cultural Pedro Henrique Biondo, conhecido como o “Berranteiro das Américas”. O aventureiro está percorrendo o continente montado em mulas, em um trajeto que teve início no Texas (EUA) e segue com destino à tradicional Festa do Peão de Barretos (SP).

Durante o encontro, o prefeito e o influenciador trocaram experiências e conversaram sobre a valorização da cultura do peão de boiadeiro e do tropeirismo, tradições que fazem parte da história de diversos povos das Américas.

Berranteiro das Americas 8
O prefeito enfatizou a relevância de ações voltadas à valorização e difusão da cultura popular, além de destacar o empenho do viajante em converter a experiência em um projeto de caráter cultural e social. (Foto: Secom)

O prefeito Tião Bocalom destacou a importância de iniciativas que preservam e divulgam a cultura popular e ressaltou a determinação do viajante em transformar a jornada em um projeto cultural e social.

“É sempre um prazer saber que temos pessoas que se transformam em verdadeiros exemplos ao longo do tempo. A história, daqui a alguns anos, vai relembrar a vontade de alguém que decidiu divulgar uma cultura tão bonita como a do muladeiro e do peão de boiadeiro. Fico muito feliz em receber o Pedro aqui em Rio Branco, um engenheiro civil que tomou a decisão de cruzar as Américas montado em mulas, desde o Texas até o Brasil. Isso mostra determinação e coragem. Quando a gente sabe o que quer fazer, precisa seguir em frente sem medo, porque vai vencer. Parabéns ao Pedro por essa iniciativa tão importante”, afirmou o prefeito.

Berranteiro das Americas 7
Pedro Henrique deu início à jornada no fim de 2024, percorrendo nações da América do Norte e da América Central, até entrar no Brasil pelo Acre, em janeiro de 2026. (Foto: Secom)

Pedro Henrique iniciou a travessia no final de 2024, passando por países da América do Norte, América Central e ingressando no Brasil pelo Acre, em janeiro de 2026. De Rio Branco, o viajante seguirá rumo ao estado de São Paulo, onde pretende participar da Festa do Peão de Barretos, em agosto.

O influenciador destacou que a expedição tem como objetivo promover a cultura do peão de boiadeiro e valorizar as tradições do tropeirismo, além de contribuir com ações solidárias.

Berranteiro das Americas 2
De Rio Branco, o viajante seguirá rumo ao estado de São Paulo, onde pretende participar da Festa do Peão de Barretos, em agosto. (Foto: Secom)

“Eu iniciei essa jornada no Texas e venho cruzando vários países das Américas levando a cultura do peão de boiadeiro e do berrante. Esse projeto vai além da aventura, ele busca valorizar essa tradição que faz parte da nossa história. Também temos um propósito solidário: tudo que arrecadarmos durante a viagem será destinado ao Hospital de Amor, em Barretos. Fico muito feliz com a recepção em Rio Branco, uma cidade que me acolheu com muito carinho na entrada do Brasil”, ressaltou Pedro Henrique.

Berranteiro 4
Visita fortalece a posição de Rio Branco como ponto estratégico para viajantes na América do Sul e destaca a importância do intercâmbio cultural e da valorização das tradições dos povos. (Foto: Kátia Farias/Secom)

Além do caráter cultural, a viagem também tem um importante objetivo social. O viajante está realizando ações de arrecadação de recursos ao longo do percurso, com a meta de destinar os valores ao Hospital de Amor, em Barretos, referência nacional no tratamento oncológico e no atendimento humanizado a pacientes de todo o país.

Além das mulas que o acompanham na travessia, o viajante conta com a companhia de seu cão, o Border Collie Sebastião, que também integra a expedição.

A visita reforça o papel de Rio Branco como porta de entrada para viajantes que percorrem a América do Sul e valoriza o intercâmbio cultural por meio de iniciativas que promovem a história e as tradições dos povos.

Outras notícias...