Ação integrada garante assistência social, saúde, apoio psicológico e atividades lúdicas às famílias atingidas pela enchente do Rio Acre
Durante visita ao abrigo municipal instalado na Escola Álvaro Rocha, a Prefeitura de Rio Branco apresentou como está sendo realizado o atendimento às famílias afetadas pela enchente do Rio Acre. No local, equipes da Assistência Social, Saúde, Defesa Civil e parceiros institucionais atuam de forma integrada para garantir acolhimento e apoio às pessoas em situação de vulnerabilidade.
O secretário municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, João Marcos Luz, responsável pela ação, destacou a importância da presença da Defensoria Pública no abrigo, representada pelo defensor público Celso Araújo, da Coordenadoria de Cidadania. Segundo ele, a atuação conjunta fortalece o atendimento às famílias acolhidas, em sua maioria oriundas das regiões do Parque das Palmeiras e do bairro da Paz.
O secretário Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, João Marcos Luz, lembrou que a enchente registrada, neste mês de dezembro, é um evento raro, não observado há décadas e lamentou que a situação tenha ocorrido em um período sensível do ano. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
“É muito importante recebermos a Defensoria Pública aqui no abrigo. Nossa equipe está totalmente empenhada, com a coordenação do Cras da região, que já tem familiaridade com as famílias acolhidas. Estamos oferecendo atendimento psicológico, social, alimentação de qualidade e, neste momento, também contamos com equipes de saúde realizando atendimentos médicos. A Defensoria se coloca à disposição para auxiliar, inclusive em casos de perda de documentos”, explicou o secretário.
No local, equipes da Assistência Social, Saúde, Defesa Civil e parceiros institucionais atuam de forma integrada para garantir acolhimento e apoio às pessoas em situação de vulnerabilidade. (Foto: Val Fernandes/Secom)
Ele ressaltou ainda que o objetivo principal da gestão municipal é minimizar os impactos causados pela enchente, garantindo dignidade às famílias. “Sabemos que não conseguimos resolver tudo, mas estamos acolhendo essas pessoas. Quando retornarem às suas casas, elas receberão cestas básicas, kits de higiene, limpeza e outros itens essenciais, como colchões, quando necessário. Esse é o papel do poder público: abraçar as pessoas, principalmente nos momentos mais difíceis”, afirmou.
O secretário também lembrou que a enchente registrada, neste mês de dezembro, é um evento raro, não observado há décadas e lamentou que a situação tenha ocorrido em um período sensível do ano.
“Estamos em pleno período de festas, logo após o Natal e às vésperas do Réveillon e infelizmente as famílias passam por isso, mas a Prefeitura de Rio Branco está totalmente empenhada. Aqui o trabalho não para, é 24 horas, seguindo a determinação do prefeito Tião Bocalom de garantir um atendimento humano ao cidadão”, completou.
O defensor público Celso Araújo Rodrigues destacou que a Defensoria Pública não poderia se omitir diante da situação. (Foto: Val Fernandes/Secom)
O defensor público Celso Araújo Rodrigues destacou que a Defensoria Pública não poderia se omitir diante da situação.
“Quero agradecer pela atenção e recepção. A Defensoria, como instituição que atua na defesa das pessoas mais vulneráveis, não poderia ficar de braços cruzados. Viemos verificar a situação das famílias, identificar necessidades, seja de orientação, atendimento ou documentação, para que possamos atuar de forma conjunta com a Prefeitura e demais parceiros”, afirmou.
Segundo o defensor, mesmo durante o recesso institucional, a Defensoria segue atenta às demandas da população. “Estamos em recesso, mas continuamos acompanhando a situação da enchente. Se houver necessidade, ampliaremos nossa atuação com mais defensores e assessores para atender quem mais precisa”, ressaltou.
No abrigo, as crianças também recebem atenção especial por meio do programa Criança Feliz. (Foto: Val Fernandes/Secom)
No abrigo, as crianças também recebem atenção especial por meio do programa Criança Feliz. A coordenadora do programa, Márcia Dumont, explicou que diversas atividades lúdicas estão sendo desenvolvidas para amenizar o impacto emocional causado pela situação.
De acordo com João Marcos o objetivo principal da gestão municipal é minimizar os impactos causados pela enchente, garantindo dignidade às famílias. (Foto: Val Fernandes/Secom)
“Estamos oferecendo espaços de contação de histórias, atividades lúdicas, jogos motores, pintura facial, brincadeiras com materiais que nós mesmos construímos. Tudo isso ajuda no desenvolvimento da coordenação motora e, principalmente, traz um pouco de alegria para as crianças, permitindo que elas escolham o que querem fazer e saiam, ainda que momentaneamente, dessa rotina tão difícil”, explicou.
A Prefeitura de Rio Branco segue acompanhando a situação dos abrigos e reforçando as ações de atendimento às famílias atingidas, garantindo acolhimento, dignidade e assistência integral durante o período de cheia.