A capacitação é sobre sondas de gastrostomia: troca, manejo e cuidados, promovida pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio do programa Melhor em Casa
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, recebeu nesta quarta-feira (17), uma capacitação sobre sondas de gastrostomia: troca, manejo e cuidados, promovida pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio do programa Melhor em Casa.
Capacitação sobre sondas de gastrostomia: troca, manejo e cuidados, promovida pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio do programa Melhor em Casa. (Foto: Antônio Rodrigues/Secom)
A qualificação foi realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) Gentil Perdomo e teve como público-alvo médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam nas visitas domiciliares. O objetivo é habilitar os profissionais da rede municipal para realizar o manejo e a troca da sonda de gastrostomia, procedimento que até então era executado exclusivamente pelo Estado e que, a partir dessa capacitação, passa a integrar também a rotina da atenção municipal, ampliando a assistência aos pacientes.
De acordo com a diretora da UBS Gentil Perdomo, Francisca do Nascimento, a iniciativa representa um avanço importante para o atendimento em saúde no município. (Foto: Antônio Rodrigues)
De acordo com a diretora da UBS Gentil Perdomo, Francisca do Nascimento, a iniciativa representa um avanço importante para o atendimento em saúde no município.
“Essa capacitação é de fundamental importância não só para a nossa unidade, mas para todo o atendimento municipal. O conhecimento nunca é demais. Atualmente, na nossa regional, temos em média cinco pacientes confirmados que fazem uso de sondas de gastrostomia. Com essa qualificação, nossos médicos e enfermeiros passam a ter o conhecimento necessário para realizar esse manejo quando houver necessidade, garantindo mais segurança e continuidade no cuidado aos pacientes”, destacou a gestora.
A enfermeira estomaterapeuta Carolina Ferreira explicou que a ação atende a uma demanda identificada no acompanhamento dos pacientes. (Foto: Antônio Rodrigues/Secom)
A capacitação foi conduzida por profissionais da Sesacre, com foco na integração entre Estado e Município. A enfermeira estomaterapeuta Carolina Ferreira explicou que a ação atende a uma demanda identificada no acompanhamento dos pacientes.
“Essa capacitação é de grande valia porque muitos pacientes são contrarreferenciados do Estado para o Município, e identificamos uma deficiência no manejo desse dispositivo. Viemos justamente para capacitar os profissionais médicos e enfermeiros que estão diretamente envolvidos no cuidado, para que possam iniciar esse manejo e realizar as trocas, que antes ficavam restritas aos profissionais do Estado”, afirmou.
O médico da unidade, João Anselmo, ressaltou os benefícios da iniciativa para o cuidado com os pacientes. (Foto: Antônio Rodrigues/Secom)
Para os profissionais que atuam diretamente no atendimento domiciliar, a qualificação também representa mais autonomia e resolutividade. O médico da unidade, João Anselmo, ressaltou os benefícios da iniciativa para o cuidado com os pacientes.
“Essa capacitação é de extrema importância, porque esses pacientes permanecem em atendimento domiciliar e, muitas vezes, surgem intercorrências, como dúvidas, retirada ou problemas no uso da sonda. Agora estamos sendo capacitados para realizar esse manejo em domicílio, com segurança, evitando encaminhamentos desnecessários e melhorando a assistência oferecida ao paciente”, explicou o médico.