Prefeitura de Rio Branco adere Programa União com os Municípios para fortalecer combate aos crimes ambientais

Nova estrutura de monitoramento e reforço de equipamentos amplia eficiência da fiscalização ambiental na capital

A Prefeitura de Rio Branco passou a integrar o Programa União com os Municípios, iniciativa que fortalece o controle e a fiscalização ambiental em todo o estado. Por meio da adesão, a gestão municipal recebeu novos equipamentos, incluindo drones, máquinas fotográficas, aparelhos de GPS, computadores e uma camionete para ampliar o alcance das equipes em campo.

Entrega de material do Programa Uniao dos Municipios 8
Por meio da adesão, a gestão municipal recebeu novos equipamentos e uma camionete para ampliar o alcance das equipes em campo. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

Com os novos recursos, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente estruturou uma sala de monitoramento em tempo real, capaz de identificar focos de calor, áreas desmatadas e possíveis atividades ambientais irregulares.

Entrega de material do Programa Uniao dos Municipios 1

A chefe de fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Greyce Ditomaso, destacou a relevância da participação do município no programa, ressaltando que o reforço de equipamentos e veículos garante maior eficiência às ações de combate aos crimes ambientais.

“Com mais um veículo e novas ferramentas, conseguimos colocar outras equipes em campo. Nosso trabalho não acontece apenas durante a semana, mas também aos sábados, domingos e feriados. Mantemos pelo menos duas equipes nas ruas para verificar não só queimadas, foco principal do programa, mas também outros tipos de poluições ambientais”, explicou.

Entrega de material do Programa Uniao dos Municipios 5
Novos equipamentos, incluem drones, máquinas fotográficas, aparelhos de GPS e computadores.  (Foto: Marcos Araújo/Secom)

Greyce também enfatizou os esforços da atual gestão no recolhimento de lixo doméstico e na limpeza de ruas e terrenos baldios. Ações que têm contribuído para a redução de poluentes e riscos de queimadas urbanas.

“Os números mostram uma diminuição significativa, graças ao trabalho das equipes. Vemos uma cidade mais limpa, com menos fumaça e uma redução dos resíduos que antes eram queimados em lotes urbanos ou fundos de quintal, prática ainda comum na capital”, acrescentou.

 

Outras notícias...