Parceria entre Prefeitura e Estado ampliará com a ETE a capacidade de saneamento e garante avanços históricos para a capital
A Prefeitura de Rio Branco, por meio do Serviço de Água e Esgoto da capital (Saerb), recebeu na manhã desta quarta-feira (19), uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) entregue pelo Governo do Acre, que vai beneficiar mais de 40 mil moradores da regional do São Francisco. Localizada na Estrada do Quixadá, na área do Igarapé Redenção, a nova unidade eleva a capacidade de tratamento da capital, que passa de 17% para 25% de esgoto tratado.
Com as futuras ativações das estações da Conquista, Cidade do Povo e Adalberto Aragão, Rio Branco deverá alcançar 80% de tratamento dos resíduos produzidos, deixando de despejar esgoto innatura no Rio Acre.
“O Saerb vai poder fazer algumas adequações para praticamente dobrar a capacidade de produção”, ressaltou o prefeito. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
“Quero agradecer imensamente ao governador Gladson Cameli e ao nosso querido José Bestene, presidente da Saneacre, por terem concluído uma obra que vem lá de 2007. O Saerb vai poder fazer algumas adequações para praticamente dobrar a capacidade de produção aqui. Pegamos Rio Branco com 2,2% de esgoto tratado e hoje estamos em 17%. Com esse trabalho do governo do Estado, vamos ultrapassar 25%”, ressaltou o prefeito de Rio Branco.
O governador do Acre reforçou a relevância da obra para a saúde pública e o desenvolvimento da cidade. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
O governador do Acre, Gladson Cameli, reforçou a relevância da obra para a saúde pública e o desenvolvimento da cidade.
“Esta é uma obra que traz saúde e abastecimento. Saneamento significa salvar vidas. É fundamental para o crescimento e a qualidade de vida da população de Rio Branco”, destacou.
“Até o final do ano que vem, vamos atingir 80% de esgoto tratado, o maior índice da região Norte em menos de cinco anos de gestão”, afirmou Enoque. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
Diretores das autarquias de saneamento do Estado e do Município também enfatizaram o avanço representado pela nova ETE. Segundo o diretor-presidente do Saerb, Enoque, o sistema recebido em 2022 tratava apenas 2,5% do esgoto produzido. Hoje, o índice subiu para 17%, com capacidade atual de 102 litros por segundo. A nova ETE Redenção, quando em plena função, acrescentará mais 80 litros por segundo.
“Até o final do ano que vem, vamos atingir 80% de esgoto tratado, o maior índice da região Norte em menos de cinco anos de gestão”, afirmou Enoque.
“A soma dos investimentos permitirá que Rio Branco alcance um patamar inédito de cobertura de esgotamento sanitário”, disse Bestene. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
O presidente da Saneacre, José Bestene, reforçou que a soma dos investimentos permitirá que Rio Branco alcance um patamar inédito de cobertura de esgotamento sanitário.
“Com a entrega desta estação, com a reforma da Conquista, a funcionalidade das unidades do São Francisco e Adalberto Aragão e a entrega da Cidade do Povo, o prefeito poderá oferecer, a partir de 2026, entre 50% e 60% de cobertura. Nenhuma capital da região Norte tem esse nível. Isso é saúde, isso é o que importa”, destacou.