Com investimento superior a R$ 44,7 milhões, projeto da construção de pontes reforça a infraestrutura rural e garante mais segurança e acesso para produtores e comunidades do interior
O prefeito de Rio Branco, participou na manhã desta quinta-feira (9), da assinatura da ordem de serviço para a construção de 58 pontes pré-moldadas, nos municípios de Baixo Acre. A iniciativa é viabilizada por meio de recursos federais oriundos de emenda parlamentar do senador acreano Márcio Bittar, no valor de mais de R$ 44,7 milhões. A solenidade, realizada na sede do Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre), contou com a presença do governador Gladson Camelí, do senador Márcio Bittar e de diversas autoridades políticas da região.
O prefeito Tião Bocalom destacou que o homem do campo sempre foi valorizado em sua gestão, não apenas com a abertura de ramais e a construção de pontes, mas também com ações integradas que fortaleçam a zona rural.
“A agricultura familiar vai realmente andar como tem que andar”, afirmou Bocalom. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
“A prefeitura de Rio Branco já está completando nove pontes, com recursos próprios, e a gente fica feliz que, dentro desse convênio, teremos mais 11 pontes. Com isso, chegamos a cerca de 20 pontes em apenas cinco, seis anos de trabalho. Isso nos deixa felizes porque sabemos que a agricultura familiar vai realmente andar como tem que andar. A ponte de concreto é menos manutenção, é para o resto da vida”, declarou Bocalom.
O governador Gladson Cameli ressaltou que as pontes são obras fundamentais para o desenvolvimento do estado, garantindo trafegabilidade em todas as estações do ano e melhorando a vida das comunidades rurais.
“As pontes são obras fundamentais porque servirão tanto no verão, quanto no inverno, para que as pessoas possam ter dignidade”, destacou o governador Gladson Cameli. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
“Não posso falar de desenvolvimento se eu não melhorar toda a malha rodoviária. As pontes são obras fundamentais porque servirão tanto no verão, quanto no inverno, para que as pessoas possam ter dignidade”, destacou o governador.
Autor da emenda parlamentar, o senador Márcio Bittar lembrou que foi o parlamentar que mais destinou recursos para obras em todos os municípios do Acre. Ele reforçou que os investimentos só se tornam realidade graças à parceria entre as prefeituras e o governo estadual.
“Os recursos federais só chegam se o Estado ou as prefeituras tiverem preparo técnico, senão eles não vêm”, ressaltou Bittar. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
“Eu estou muito feliz e agradecido ao prefeito Bocalom, ao governador Gladson e a todos os prefeitos do estado. Obras importantes já foram concluídas, outras estão em andamento e novas estão começando. Isso só acontece graças à parceria. Os recursos federais só chegam se o Estado ou as prefeituras tiverem preparo técnico, senão eles não vêm”, ressaltou Bittar.
O prefeito de Porto Acre, Máximo Costa, também destacou a importância da iniciativa diante dos desafios geográficos e da falta de infraestrutura no interior.
“Pontes ligam pessoas, ligam produção, trazem dignidade. Nosso município depende da produtividade, do transporte escolar, de levar saúde. Temos uma das maiores extensões de ramais e um grande número de pontes. Sem parceria, não conseguimos avançar”, afirmou Máximo Costa.
Além de Rio Branco e Porto Acre, os municípios de Senador Guiomard, Plácido de Castro, Acrelândia, Bujari e Capixaba também serão contemplados com a construção das pontes pré-moldadas. As obras serão executadas pelo Deracre, garantindo mais infraestrutura e acessibilidade para as comunidades rurais.