Semana Municipal de Luta pelos Direitos das Pessoas com Deficiência promove reflexão e valorização da inclusão em Rio Branco

Evento da Prefeitura reuniu palestras, depoimentos e apresentações culturais para reforçar a importância da inclusão e do combate ao preconceito

O auditório da Secretaria Municipal de Educação foi palco, nesta terça-feira (30), de um momento de acolhimento, reflexão e luta, em alusão à Semana Municipal de Luta pelos Direitos das Pessoas com Deficiência, instituída pela Lei Municipal nº 2.216, de 08 de dezembro de 2016.

A Prefeitura de Rio Branco, por meio das Secretarias Municipais de Assistência Social e Direitos Humanos e de Educação, realizou um evento marcado por palestras, depoimentos e apresentações culturais, reforçando a importância da inclusão e do combate ao preconceito.

Foto de servidores na palestra sobre reflexão e valorização da inclusão em Rio Branco
O evento marcado por palestras, depoimentos e apresentações culturais, reforçando a importância da inclusão e do combate ao preconceito. (Foto: Vitória Souza/Secom)

Logo na abertura, uma cena chamou a atenção do público: um intérprete de Libras traduzindo a letra de uma canção para a professora Josiane Aparecida, surda e atuante na Secretaria. A imagem simbolizou a essência do encontro: “a comunicação como ponte de inclusão”.

Direitos da Pessoa com Deficiencia 7 scaled
Josiane, professora de Libras no Centro de Apoio ao Surdo (CAS), compartilhou sua trajetória e ressaltou os desafios e conquistas das pessoas com surdez. (Foto: Vitória Souza/Secom)

Josiane, professora de Libras no Centro de Apoio ao Surdo (CAS), compartilhou sua trajetória e ressaltou os desafios e conquistas das pessoas surdas.
“Como surda, ensino e percebo que nos cursos os ouvintes querem mais do que um certificado, eles buscam experiência na saúde, na escola e em vários lugares. As pessoas querem se comunicar com pessoas surdas”, destaca a educadora.

Direitos da Pessoa com Deficiencia 5 scaled
Ela reforçou a importância de que profissionais de diferentes áreas se interessem pela Língua Brasileira de Sinais. (Foto: Vitória Souza/Secom)

Ela reforçou a importância de que profissionais de diferentes áreas se interessem pela Língua Brasileira de Sinais. “Quero que pessoas de várias áreas se motivem a aprender Libras, para quebrar barreiras. Que elas não tenham medo de aprender, mas se comuniquem de forma eficaz”, acrescentou Josiane.

Mobilização social e combate ao capacitismo

A assessora pedagógica do Departamento de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação, Tamyla Souza, destacou o caráter simbólico da Semana e a importância da mobilização social.

Direitos da Pessoa com Deficiencia 2 scaled
“Estamos promovendo palestras sobre o capacitismo que pessoas com deficiência enfrentam”, reforçou Tamyla Souza. (Foto: Vitória Souza/Secom)

“Estamos promovendo palestras sobre o capacitismo que pessoas com deficiência enfrentam, principalmente a luta anticapacitista na sociedade e como ela enfrenta barreiras que ainda existem”, reforçou a técnica.

O evento também contou com palestras sobre superação de barreiras e combate ao preconceito. O palestrante Jota Conceição reforçou que a Semana é uma oportunidade de reafirmar direitos garantidos pela Constituição.

Foto de Jota Conceição
“O preconceito contra pessoas com deficiência deve ser combatido a todo custo, para que todos sejam, como diz a Constituição, iguais perante a lei”, ressaltou Jota Conceição. (Foto: Vitória Souza/Secom)

“Como ainda estamos na Semana Municipal de Luta das Pessoas com Deficiência, a Secretaria Municipal de Educação, com vários servidores, destaca que o preconceito contra pessoas com deficiência deve ser combatido a todo custo, para que todos sejam, como diz a Constituição, iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza”, ressaltou.

,

Outras notícias...