A cidade de Rio Branco inicia, no ano que vem, a construção de quatro novas unidades escolares, incluindo pré-escolas e creches, equipadas com berçários para atender crianças, inclusive, de zero a dois anos de idade.
Com este objetivo, a equipe técnica da secretaria Municipal Educação (Seme) apresentou, na manhã desta terça-feira, 24, ao prefeito Tião Bocalom, o plano de expansão de vagas e do projeto arquitetônico das edificações.
As creches, em um total de oito unidades, serão construídas em duas etapas: quatro em 2022 e as outras quatro até ao final da atual gestão municipal. Ao todo, o município terá até o final de 2024 um incremento de 122 novas salas de creche e a implantação 46 berçários, além dos já existentes, que passarão a funcionar como projeto-piloto no bairro Cidade do Povo, explicou a secretária de educação do município, Nabiha Bestene.
“Nós apresentamos agora ao prefeito o projeto para construção de oito novas creches, um sonho dele, que agora se concretiza. De início, serão construídas quatro creches em 2022, e até ao final da atual gestão municipal nós vamos construir mais quatro unidades. Nossas crianças precisam de mais creches e a prefeitura está providenciando”, explicou a secretária.
A secretária estava acompanhada da subsecretária da pasta, Ana Cláudia Passos Batista, e do corpo técnico da área de infraestrutura da Seme. Ao concluir o projeto arquitetônico, as obras serão licitadas e posteriormente executadas. Pelo cronograma, a construção das novas edificações começa pelo bairro Vila Acre.
O prefeito Tião Bocalom gostou do projeto, fez ponderações e orientou que o mobiliário para equipar as futuras creches seja comprado da indústria moveleira do município, como forma de garantir a geração de emprego e renda na cidade.
Ele falou da identificação visual das futuras creches, com arquitetura moderna, colorida e que agrade às crianças que utilizarem esses espaços. “Nossas obras nesses quatro anos terão um modelo de arquitetura própria. Então, toda obra que a gente fizer ela será identificada de longe pelas pessoas. O nosso cuidado com a construção dessas creches é para que as crianças gostem desses ambientes e se sintam satisfeitas”, disse Bocalom.
Conforme o gestor, à medida em que as obras avançarem, em outra frente de ações, a prefeitura estará viabilizando a abertura de concurso público para contração de pessoas para atuarem nas novas unidades de ensino infantil.
Dentro deste novo conceito as creches de Rio Branca passarão, no âmbito da educação infantil a atender crianças na faixa etária de 0 a 5 anos e 11 meses.