A convite do Governo do Estado, a Defesa Civil de Rio Branco e o Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) participam, nos dias 28 e 29 de agosto, de um encontro binacional entre Brasil e Peru. A Bolívia, inicialmente convidada, participará em uma próxima edição do evento.
A mesa temática tem como foco a discussão sobre eventos extremos e os impactos dos desastres naturais ao longo do Rio Acre, abrangendo os municípios que margeiam o manancial. O coordenador-geral da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão, participa como palestrante, apresentando as ações realizadas pelo município para mitigar os efeitos das enchentes e das secas que atingem a região.
“O Rio Acre é a nossa principal fonte de captação de água, responsável por abastecer milhares de famílias”, disse Falcão. (Foto: Secom)
Segundo Falcão, a situação exige planejamento urgente. “O Rio Acre é a nossa principal fonte de captação de água, responsável por abastecer milhares de famílias. Se não houver ações imediatas de recuperação e preservação, poderemos enfrentar, em poucas décadas, a possibilidade de o manancial chegar ao nível zero”, alertou.
Além da exposição da Defesa Civil, o Saerb também participa das discussões, abordando as alternativas para garantir segurança hídrica e a necessidade de pensar em novas fontes de abastecimento para o futuro.
O encontro busca não apenas apresentar experiências locais, mas também construir soluções conjuntas entre Brasil e Peru para reduzir os danos provocados pelas mudanças climáticas e assegurar qualidade de vida para a população da região amazônica.