Prefeitura de Rio Branco e Amac promovem oficina sobre gestão fiscal para prefeitos acreanos

Encontro reuniu gestores no auditório do Sebrae para discutir estratégias de arrecadação e planejamento para os novos mandatos municipais

Garantir saúde, educação de qualidade, obras de infraestrutura, mobilidade urbana, saneamento básico, coleta seletiva de lixo, segurança e outros serviços só é possível com uma boa arrecadação tributária. Com esse objetivo, a Prefeitura de Rio Branco, em parceria com a Associação dos Municípios do Acre (Amac) e outras instituições, promoveu, nesta quinta-feira (14), a oficina “Gestão Fiscal 2025+: Caminhos para os Novos Mandatos Municipais”, o evento que reuniu prefeitos de todo o Estado aconteceu no auditório do Sebrae em Rio Branco.

Foto de Wilson Leite
“A correta aplicação dos recursos públicos é fundamental para assegurar que a população receba os benefícios esperados”, afirmou Wilson. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

O secretário municipal de Finanças, Wilson Leite, ressaltou que a correta aplicação dos recursos públicos é fundamental para assegurar que a população receba os benefícios esperados.

“Você está cobrando imposto, mas também está dando retorno com saúde, educação e infraestrutura. É dever do gestor priorizar essas ações no município”, afirmou.

Gestao fiscal para prefeitos 4
“A população cobra melhorias, mas muitas vezes não cumpre suas obrigações. Precisamos mudar essa realidade e aumentar a arrecadação própria”, disse Padeiro (Foto: Marcos Araújo/Secom)

O prefeito de Bujari, Edivaldo Teles (Padeiro), alertou sobre a forte dependência de muitos municípios dos repasses federais e estaduais e defendeu a conscientização da população quanto à importância do pagamento de tributos “A população cobra melhorias, mas muitas vezes não cumpre suas obrigações. Precisamos mudar essa realidade e aumentar a arrecadação própria”, disse.

Gestao fiscal para prefeitos 1
“Os municípios acreanos têm potencial para avançar economicamente”, destacou Bocalom. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

Presidente da Amac e prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, ressaltou que os municípios acreanos têm potencial para avançar economicamente, desde que mantenham uma gestão fiscal eficiente.

“Não podemos ficar apenas contando com recursos do governo federal e estadual. O IPTU e outros tributos municipais são fundamentais para manter as cidades limpas, com asfalto, calçadas e serviços funcionando”, destacou.

Outras notícias...