Defesa Civil de Rio Branco integra encontro em Brasília para fortalecer ações contra queimadas e estiagem na Amazônia Legal
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, esteve representada pelo coordenador municipal, Tenente-Coronel Cláudio Falcão, em uma importante reunião estratégica realizada em Brasília (DF), promovida pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM). O encontro teve início nessa quarta-feira (23), e reuniu representantes dos nove estados que compõem a Amazônia Legal, além de diversos órgãos federais, estaduais e municipais ligados à prevenção e combate às queimadas.
Durante o evento, foram debatidos protocolos unificados de atuação para enfrentar os desafios provocados pela estiagem severa e o aumento das queimadas na região. O Tenente-Coronel Cláudio Falcão se juntou a secretários estaduais, comandantes dos Corpos de Bombeiros, coordenadores de Defesa Civil de outros municípios e representantes de instituições como o ICMBio, IBAMA e o Prevfogo.
“A ideia é que todos os estados e municípios possam se apoiar mutuamente, tanto na elaboração de estratégias quanto na mobilização de recursos”, afirmou Cláudio Falcão. (Foto: Secom)
Segundo Falcão, embora o Acre não esteja entre os estados mais críticos em número de focos de incêndio — ocupando posições como sexto ou sétimo lugar entre os nove estados da Amazônia Legal —, o trabalho conjunto é fundamental para garantir uma resposta efetiva e coordenada.
“A ideia é que todos os estados e municípios possam se apoiar mutuamente, tanto na elaboração de estratégias quanto na mobilização de recursos. O foco é proteger vidas, preservar o meio ambiente e garantir o bem-estar da população”, afirmou o coordenador.
Cláudio Falcão também destacou que a Defesa Civil de Rio Branco segue as orientações do prefeito Tião Bocalom, um entusiasta da atuação preventiva e integrada.
“O prefeito sempre nos lembra da importância de cuidar das pessoas. Estamos aqui fazendo justamente isso, buscando soluções conjuntas para proteger nossa gente, nossa fauna, flora e recursos naturais”, completou.
A reunião faz parte de um esforço nacional para fortalecer as ações preventivas e de resposta ao fogo, em especial nos períodos mais críticos da estiagem na Amazônia