A reinauguração da Urap Maria Barroso marca um novo capítulo na saúde de Rio Branco, com a entrega de uma unidade totalmente reformada e ampliada
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, celebrou na tarde desta quarta-feira (23), a reinauguração da Urap Maria Barroso — uma das maiores e mais simbólicas Unidades de Saúde de Rio Branco. Com estrutura moderna, novos serviços e investimento exclusivo do município, a unidade foi entregue com festa, emoção e reconhecimento àqueles que ajudaram a construir sua história.
Com estrutura moderna, novos serviços e investimento exclusivo do município, a unidade foi entregue com festa, emoção e reconhecimento. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
Mais que uma entrega física, o que se viu foi um reencontro da cidade com sua história, seu compromisso com a saúde pública e sua identidade coletiva. Em cada fala, um ponto em comum: dignidade. Durante a pandemia, a Urap Maria Barroso funcionou como uma espécie de hospital de campanha improvisado. “Aqui parecia uma zona de guerra, mas a gente não parou. Colocamos papel na parede, atendemos todo mundo com o que tínhamos. Hoje, isso aqui é padrão ouro”, disse Jhon Willer, coordenador da unidade.
A estrutura moderna conta novos serviços e investimento exclusivo do município (Foto: Marcos Araújo/Secom)
Com investimento de aproximadamente R$ 1,7 milhão, a unidade foi totalmente reformada, ampliada e reequipada. O valor foi integralmente custeado com recursos próprios da Prefeitura de Rio Branco — um dado reforçado pelo prefeito Tião Bocalom como demonstração de responsabilidade com o dinheiro público.
“É a devolução de um serviço à população, com qualidade, estrutura e empatia”, afirmou Renan. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
A nova estrutura conta com recepção climatizada, consultórios revitalizados, banheiros acessíveis, nova sala de fisioterapia e, pela primeira vez, atendimento pediátrico duas vezes por semana. O secretário de Saúde, Rennan Biths, também anunciou que, em agosto, a região receberá o primeiro Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPS-I) do estado, com serviços voltados à saúde mental de crianças e adolescentes.
“Essa não é só uma reforma. É a devolução de um serviço à população, com qualidade, estrutura e empatia. E tudo isso foi feito com recursos do próprio município. É gestão séria, com foco em quem mais precisa”, afirmou Biths.
O nome que pulsa no coração da Baixada
A emoção tomou conta da cerimônia quando a história de Maria Barroso foi lembrada. Parteira, mãe de 12 filhos e referência de cuidado na comunidade, ela é a mulher que dá nome à unidade. Sua filha, Raimunda Barroso, recebeu das mãos do prefeito e do secretário um buquê de flores em homenagem à mãe, enquanto vídeos e imagens da trajetória de Maria reforçavam o elo entre o passado e o presente.
“Maria Barroso foi símbolo de humanidade e entrega”, destacou o prefeito. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
“Maria Barroso foi símbolo de humanidade e entrega. Hoje, sua força continua viva nas paredes dessa unidade. Isso aqui não é só concreto. É memória, é compromisso, é amor ao povo”, disse o prefeito Bocalom.
Vozes da comunidade
Moradora há mais de três décadas da Baixada, Francisca Sena falou com orgulho da nova unidade. “Esse posto é tudo pra gente. Já fazia mais de um ano que estávamos sem atendimento aqui, e agora ficou pertinho, novinho. Nós somos idosos, não podemos andar longe. Isso aqui, pra nós, é vida”, expressou seus sentimentos sobre a Unidade de Saúde.
Ivanilde Ferreira Mendes também comemorou a entrega. “Moro aqui há muitos anos. Esse posto ficou uma beleza. Tudo muito bom, estou muito satisfeita”, afirmou.
A unidade foi totalmente reformada, ampliada e reequipada. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
As falas foram pontuadas por agradecimentos aos trabalhadores da saúde, que resistiram nos momentos mais difíceis e agora celebram a reconstrução do espaço que representa, para muitos, mais do que um lugar de atendimento: um porto seguro.
Uma festa para marcar um novo começo
Após o descerramento da placa e o encerramento da cerimônia oficial, a comunidade foi convidada a participar do Arraiá da Saúde, com comidas típicas, danças, brincadeiras e apresentações culturais. Um gesto simbólico, que reafirma o que se viveu naquela tarde: a saúde também se faz com acolhimento, afeto e pertencimento.
“Seguimos trabalhando todos os dias por uma Rio Branco que cuida das pessoas.(Foto: Marcos Araújo/Secom)
“Seguimos trabalhando todos os dias por uma Rio Branco que cuida das pessoas. E nosso compromisso é esse: é cuidar de gente”, resumiu o prefeito, ao final da solenidade.
A cerimônia contou com a presença do vice-prefeito e secretário de Educação, Alysson Bestene; da chefe de gabinete do prefeito, Kelen Bocalom; do secretário de Saúde, Rennan Biths; dos vereadores Lucilene Vale, Raimundo Neném e Joaquim Florêncio; além dos secretários João Marcos Luz (Assistência Social e Direitos Humanos), Tony Roque (Cuidados com a Cidade), Valtim José (Casa Civil), Jorge Eduardo (Assuntos Jurídicos), Ailton Oliveira (Comunicação), Felipe Moura (RBPrev), Klowsbey Pereira (Fundação Garibaldi Brasil) e Clendes Vilas Boas (RBTrans). Representantes dos vereadores Elzinha Mendonça, Bruno Moraes e diversas lideranças comunitárias da regional também prestigiaram a solenidade.