Projeto de Robótica é lançado em escolas municipais com investimento de R$ 5 milhões
Buscando ofertar uma educação cada vez melhor para as crianças, a Prefeitura de Rio Branco por meio da Secretaria Municipal de Educação, não tem medido esforços em realizar os investimentos necessários. Nesta quinta-feira (26), aconteceu o lançamento do Projeto de Robótica nas escolas Raimundo Hermínio de Melo, no bairro Santa Cecília e Professora Mauricila Sant’Ana, no bairro Benfica.
Os kits de robótica vêm para completar a aprendizagem, tornando-a mais prática, interativa e divertida, especialmente em áreas como matemática, física e programação. No total, 28 escolas da rede municipal serão contempladas com um investimento de quase R$ 5 milhões.
Segundo o prefeito da capital, Tião Bocalom, a introdução da robótica no ensino vem para que os alunos possam desenvolver habilidades como pensamento lógico, resolução de problemas e trabalho em equipe, além de se aproximarem da tecnologia e suas aplicações.
“Os mesmos materiais e equipamentos que compramos, são utilizados pelos alunos da Alemanha”, destacou Bocalom. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
“Revolução se faz com inteligência e educação, sendo isso que estamos fazendo em nossa querida Rio Branco. Estou feliz que nós estamos colocando à disposição dos alunos das escolas do município, nada mais, nada menos, do que robótica, a mesma que vi na Alemanha em 2023. Ou seja, os mesmos materiais e equipamentos que compramos para as nossas crianças, são utilizados pelos alunos da Alemanha”, ressaltou o gestor municipal.
Esse investimento, soma as aquisições já feitas pelo Município na área da educação, que vão desde tablets para os estudantes, laboratórios de informática nas escolas, o Mente Inovadora e o método pedagógico que visa desenvolver habilidades cognitivas, socioemocionais e éticas em crianças e jovens, utilizando jogos de raciocínio, bem como outras ferramentas educacionais.
“Toda rede do ensino fundamental vai poder ter essa educação inclusiva”, explicou Alysson. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
“Quero agradecer ao prefeito Tião Bocalom por ser um visionário, ele esteve na Alemanha na gestão passada e foi atrás para implementar esse projeto na educação. São 28 escolas, ou seja, toda rede do ensino fundamental vai poder ter essa educação inclusiva, tecnológica e inovadora, através desse projeto de robótica, embasado na Base Nacional Curricular Comum (BNCC), ele vai proporcionar aos alunos fazerem a analogia do que aprendem com a ciência e aplicando na prática com a robótica”, explicou o secretário municipal de Educação, Alysson Bestene.
“A robótica ajuda na educação, auxilia o aprendizado e vai trazer oportunidades para o futuro dessas crianças”, esclareceu Alckmin. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
De acordo com Cesar Alckmin, representante da empresa responsável pelos equipamentos educacionais, o principal objetivo é que os alunos possam ter uma educação moderna e completa, que os preparem para o mundo atual e o futuro.
“A robótica ajuda na educação, auxilia o aprendizado e vai trazer oportunidades para o futuro dessas crianças. Elas vão poder ser o que quiserem, vão poder ser engenheiras, vão poder ser cientistas, elas vão ter o futuro que quiserem ter”, enfatizou.
Para Jadson Cabral, diretor da escola professora Mauricila Sant’Ana, é gratificante ver que a inovação também está presente no ensino da zona rural.
“A tecnologia a partir da robótica para nós da zona rural é importantíssima”, disse Cabral. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
“Enquanto diretor de escola a gente fica impressionado em ver o quanto a tecnologia desperta o interesse das crianças e a vontade de conhecer mais. A tecnologia a partir da robótica para nós da zona rural é importantíssima, porque já está presente nos meios de produção, plantio e colheita, hoje em dia tudo está robotizado”, disse Cabral.
Os kits de robótica vêm para completar a aprendizagem, tornando-a mais prática, interativa e divertida (Foto: Marcos Araújo/Secom)
“Eu confesso que fiquei surpreso. Não imaginava tanta tecnologia e inovação aqui na nossa capital, principalmente aqui numa escola rural dentro do Polo Benfica”, frisou o vereador Matheus Paiva, presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal.
Para os estudantes, o Projeto de Robótica vem como uma forma de mostrar uma nova realidade que até então eles não haviam conhecido.
“Começamos às duas horas da tarde, fizemos uma equipe com dois que faziam as peças e os outros dois que construíam. Fiquei com a parte do tablet que era para programar o robô. Estou muito feliz, a gente está participando”, destacou Adryan Acácio, de 10 anos, do 5º ano.
“É bom porque começamos a conhecer mais a partir das aulas nessa área em que tiveram a honra de nos convidar. Começamos pelos fios e depois vendo como se cria um robô, também contamos com a ajuda de um manual que eles nos deram para que pudéssemos aprender a fazer. Foi muito bom aprender sobre a robótica”, contou Adriely Barbosa, de 10 anos, do 5º ano.