Como forma de prestigiar a trajetória cinquentenária do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), a Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac), realizou nesta quarta-feira (25), no plenário, uma sessão solene. A celebração contou com a presença de diversas instituições, dentre elas, o prefeito de Rio Branco Tião Bocalom.

A solenidade foi proposta pela Mesa Diretora da Casa, como forma de reconhecer a trajetória, os serviços prestados e a contribuição institucional do TRE para o fortalecimento da democracia no estado.
Segundo o prefeito da capital, ele é o exemplo de um beneficiário da justiça eleitoral, haja vista, que já participou de dez eleições, onde dessas, em cinco obteve a vitória. Por isso, sabe da importância da instituição para a permanência de uma democracia.

“Nesses 50 anos de TRE-AC, tenho a grata satisfação de dizer que fui beneficiário direto em pelo menos 33 anos. Estou muito feliz, quero parabenizar o desembargador Júnior Alberto pelos avanços em sua gestão, comemorando agora esses 50 anos. O Tribunal é um exemplo a nível de Brasil, quando foi desenvolvido no Acre pela equipe, o E-Título, que hoje está no Brasil inteiro. Parabéns ao presidente e toda a sua equipe pelo trabalho que tem feito ao longo desses 50 anos”, enfatizou Bocalom.

Para o presidente do TRE/AC, desembargador Júnior Alberto, é com satisfação que celebra meio século de um bom serviço prestado à sociedade através da realização das eleições.
“É motivo de comemoração, faço meus agradecimentos à Assembleia Legislativa por realizar esta sessão solene que vai ficar registrada nos anais como um marco importante em reconhecimento desses excelentes serviços prestados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Acre”, destacou.

De acordo com o deputado Pedro Longo, presidente da Aleac em exercício, a sessão foi uma forma de reconhecer a relevância dessa instituição para a sociedade.
“São 50 anos, muitas dificuldades foram enfrentadas, nós sabemos que o nosso estado tem municípios isolados e comunidades em regiões muito afastadas, mas isso nunca impediu que a Justiça Eleitoral fizesse o seu trabalho com competência, isenção e muita ética. Hoje, essa sessão é o reconhecimento enorme da cidadania acreana ao trabalho da Justiça Eleitoral”, asseverou o parlamentar.