Operação Hipertermia: Prefeitura de Rio Branco e Secretaria Municipal de Educação esclarecem que não são alvos da referida operação

Em resposta às informações divulgadas por diversos meios de comunicação, a Prefeitura de Rio Branco vem a público esclarecer que, ao contrário do que foi noticiado, o prefeito Tião Bocalom e a Secretaria Municipal de Educação não estão envolvidos na Operação Hipertermia da Polícia Federal, deflagrada em 24 de junho de 2025.

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (24/6), a segunda fase da Operação Hipertermia, com o objetivo de aprofundar as investigações sobre o desvio de recursos públicos no Município de Capixaba/AC, especialmente no âmbito da Secretaria Municipal de Educação, do referido município.

A falha se originou devido à equivocada nota elaborada pela Polícia Federal, que indicou erroneamente que a operação também atingia servidores e empresários da Prefeitura de Rio Branco e da Secretaria Municipal de Educação, fato este que jamais corresponde à realidade dos acontecimentos.

Operação Hipertermia

A Operação Hipertermia tem como alvo exclusivamente empresários e servidores da Prefeitura de Capixaba, cidade situada a 70 km de Rio Branco. A operação visa desarticular um esquema criminoso de desvio de recursos públicos federais na educação, envolvendo superfaturamento de serviços e o repasse de valores a servidores públicos municipais, conforme apontado pela Polícia Federal. A operação foi deflagrada após a análise de provas obtidas durante a primeira fase, realizada em janeiro deste ano.

De acordo com a PF, os investigados podem ser responsabilizados pelos crimes de peculato, fraude em licitação, associação criminosa, corrupção passiva e falsidade ideológica. A segunda fase da operação tem o objetivo de aprofundar as investigações sobre esse suposto esquema.

Esclarecimento sobre Rio Branco

A Prefeitura de Rio Branco reitera que a administração do prefeito Tião Bocalom não tem qualquer envolvimento com os fatos relacionados à Operação Hipertermia e ressalta não haver quaisquer relação com as investigações e com esta municipalidade.

Vale ressaltar que o prefeito Tião Bocalom, até o presente momento, não foi citado como alvo de qualquer investigação ou operação da Polícia Federal relacionada a essa ou outras acusações, zelando sempre pelo erário público.

Compromisso com a Transparência e a Legalidade

A gestão municipal, sob a liderança de Tião Bocalom, tem buscado sempre trabalhar com transparência e em total conformidade com a legislação vigente. A Prefeitura de Rio Branco reforça seu compromisso com o bom uso dos recursos públicos e com a integridade da administração municipal.

A Prefeitura de Rio Branco lamenta os graves equívocos cometidos pela assessoria de comunicação da Polícia Federal e reforça que a administração do prefeito Tião Bocalom não tem qualquer vínculo com as investigações realizadas em Capixaba. A Prefeitura continua à disposição para colaborar com as autoridades e esclarecer quaisquer dúvidas sobre o tema.

 

Secretaria Especial de Comunicação
Prefeitura Municipal de Rio Branco

Outras notícias...