Conheça o senhor Francisco Manoel de Jesus da Silva, que em 2019 iniciou sua trajetória educacional, por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA), na Escola Anice Dib Jatene. Desde então, ele foi alfabetizado e concluiu o ensino médio, tornando-se um exemplo inspirador do impacto transformador da EJA na vida de muitos acreanos.
Voltada para pessoas que, por diferentes motivos, não puderam frequentar a escola na idade apropriada, a EJA oferece uma segunda chance de acesso à educação, promovendo inclusão, dignidade e novas oportunidades pessoais e profissionais.
Francisco Manoel de Jesus da Silva viu na Educação de Jovens e Adultos (EJA) a oportunidade de transformar sua história.
“Quando criança e jovem, não tive a oportunidade de estudar. Sempre sonhei em ser mecânico, mas sabia que, para realizar esse sonho, eu precisaria voltar a estudar”, relata.
Em 2019, Francisco se matriculou na EJA, onde foi alfabetizado e concluiu o ensino médio. A partir daí, começou a trilhar novos caminhos. Em 2024, finalizou um curso profissionalizante na área de mecânica e participou de um concurso público de nível fundamental da prefeitura, sendo classificado no cadastro de reserva.
“Hoje, com o ensino fundamental e médio concluídos, só tenho gratidão aos professores da EJA, que sempre me incentivaram a correr atrás dos meus sonhos”, afirma Francisco, exemplo de superação e da importância da educação como instrumento de mudança social.
Essa é apenas uma das muitas histórias inspiradoras que nascem a partir da Educação de Jovens e Adultos (EJA), evidenciando o compromisso e a dedicação com a formação de cidadãos em todas as fases da vida. O resultado reflete o empenho da Prefeitura Municipal de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em garantir o acesso à educação de qualidade e oportunidades reais de transformação social.