O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, recebeu nesta quarta-feira (7), em seu gabinete, o coordenador da Casa Civil do Estado, Ítalo Medeiros, acompanhado pelo Secretário de Estado de Meio Ambiente, Leonardo Carvalho. Na ocasião, debateram as metas e diretrizes para a realização do 15º evento anual da Força-Tarefa de Governadores para Clima e Florestas (GCF Taske Force), que será realizado entre os dias 19 e 23 de maio, na capital.

A reunião anual de GCF é um fórum para que os governadores, representantes das organizações internacionais do setor privado e sociedade civil de diversos países possam, discutir e compartilhar experiências sobre políticas e projetos de baixo carbono. O diferencial deste ano é que o encontro também pretende ser porta de entrada nos diálogos relacionados a COP30, que será realizada, em novembro, em Belém (PA).
Segundo o secretário de Estado de Meio Ambiente, ter uma edição realizada no Acre é de suma importância, tendo em vista que a capital é sazonalmente afetada por inundações no período chuvoso e grande seca na estiagem.

“Vamos trazer um grande com mais de 500 pessoas, isso vai movimentar a cidade com turismo, bem como os hotéis e restaurantes. Acho que isso é muito importante para a cidade de Rio Branco se estabelecer também como uma cidade que tem um bom acolhimento de turistas e discutir um tema importante para a nossa cidade que é meio ambiente, assim como as mudanças climáticas.”
O gestor da capital parabenizou o Governo do Estado em trazer um debate dessa magnitude para Rio Branco e expressou apoio durante os dias de evento.
“A nossa Rio Branco precisa ser uma vitrine do Estado do Acre. Para isso, estamos cuidando muito bem da cidade. Essa reunião de alinhamento é exatamente nesse sentido de verificarmos onde é que cada um desses visitantes pode visitar. Como, por exemplo, Parque Chico Mendes, Capitão Ciríaco, Horto Florestal, Gameleira, entre outros. A nossa cidade possui muitos pontos turísticos, por isso, como disse o secretário: esse é o momento de mostrarmos ao mundo”.