Prefeitura de Rio Branco capacita médicos para enfrentar síndromes respiratórias em crianças

Como parte das ações estratégicas voltadas ao enfrentamento das síndromes respiratórias, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza nos dias 6 e 15 de maio no auditório da Biblioteca Pública, uma capacitação voltada para médicos da atenção primária, com foco no manejo clínico das síndromes respiratórias em crianças.

e6fb2738 a48d 497c ab94 17b971f097e7 e1746567351333
Maria: “Esperamos que o atendimento seja de qualidade” (Foto: Secom)

Com 80 profissionais atuando na rede, a qualificação será dividida em dois grupos para que todos os médicos sejam contemplados com a formação. Na terça-feira (6), o primeiro grupo de médicos participou da capacitação.

De acordo com Maria Tereza, referência técnica da saúde da criança na Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a especialização ocorre em um momento oportuno, permitindo à saúde pública se antecipar ao aumento de casos de síndromes respiratórias, comuns na época de seca.

“Queremos que os médicos fiquem bem informados e atualizados no manejo dos casos, especialmente nas crianças de 0 a 5 anos, que são mais acometidas pela síndrome respiratória aguda grave. Com esta formação, esperamos que o atendimento seja de qualidade e com critério, com maior atenção aos sinais de risco”, destacou Maria Tereza.

Capacitacao medicos sindromes respiratorias em criancas 6 scaled e1746567247145
Furlong: “Os pais devem manter o cartão de vacina das crianças em dia” (Foto: Wilkes Silva/Secom)

José Antônio Furlong, pediatra da rede municipal, reforçou a importância da capacitação para a qualidade do atendimento, a segurança dos pacientes e a evolução da prática médica.

“É fundamental que a prefeitura invista na capacitação dos profissionais para que fiquem mais atentos aos sintomas e sinais nas crianças, permitindo que as internações ocorram de forma rápida e o tratamento seja adequado”, afirmou o pediatra.

Furlong também enfatizou alguns sinais da síndrome respiratória que merecem atenção dos pais.

“Primeiramente, os pais devem manter o cartão de vacina das crianças em dia, o que é crucial para evitar que fiquem suscetíveis aos vírus responsáveis pelas internações respiratórias. Além disso, se os pais notarem que a criança está muito cansada, recusando alimentos, ficando mole e chorando, com respiração ofegante e dificuldade para se alimentar, devem procurar uma Unidade Básica de Saúde ou o Pronto-Socorro”, alertou o pediatra.

A capacitação da Prefeitura de Rio Branco visa garantir um atendimento mais eficiente e criterioso no combate às síndromes respiratórias em crianças, promovendo mais saúde e bem-estar para a população infantil da cidade.

Outras notícias...