Ir para o conteúdo

Conselho Municipal de Segurança Pública da Prefeitura de Rio Branco discute diretrizes para Defesa Social na capital

Com o intuito de discutir ações de segurança da população de Rio Branco, a Prefeitura de Rio Branco, por meio do Conselho Municipal de Segurança Pública e Defesa Social se reuniu na manhã desta terça-feira (7). O conselho, que foi criado em janeiro de 2003, por meio da Lei Complementar nº 208, e sancionado pelo prefeito Tião Bocalom é composto por representantes de diversas entidades, como o Ministério Público Estadual do Acre, as Polícias Civil e Militar, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil, além de outras autoridades envolvidas com a segurança pública.

Bino: “É um divisor de águas o que a gestão está fazendo” (Foto: Val Fernandes/Secom)

A reunião teve como tema central a construção do plano municipal de segurança pública, com o objetivo de identificar e implementar soluções para os problemas que afetam a segurança e o bem-estar dos munícipes. O presidente do Conselho, Ezequiel Bino, destacou a importância da gestão do prefeito Tião Bocalom, que tem investido significativamente na área de segurança pública em Rio Branco.

“A gestão do prefeito Bocalom está fazendo algo que é um divisor de águas, investindo na segurança pública de Rio Branco. A segurança municipal tem um papel importante e nós estamos, nesse processo de construção do plano municipal de segurança, ouvindo a sociedade, por meio de um portal e reuniões, para que as pessoas possam expressar suas opiniões e ideias sobre o que esperam para a segurança da cidade.”

O promotor de Justiça do Ministério Público Estadual do Acre, Rodrigo Curti, também participou da reunião e destacou a relevância da criação do Conselho como uma ferramenta fundamental para a construção de um plano de segurança eficaz.

“Hoje tivemos uma reunião muito produtiva, onde iniciamos a construção do nosso plano municipal de segurança pública. Também discutimos a mudança do Centro Pop. Essa discussão é fundamental, pois envolve diversas áreas, não só a segurança pública, mas também saúde e questões sociais. É uma discussão necessária para a cidade e a sociedade.”

Agleilson: “Nosso objetivo é trazer mais segurança para a população” (Foto: Val Fernandes/Secom)

O tenente-coronel da Polícia Militar do Acre, Agleilson Alexandrino, falou sobre a importância do envolvimento de todas as instituições para combater a criminalidade na capital.

“O Conselho de Segurança Municipal envolve todas as instituições que trabalham pela segurança pública no município. Nosso objetivo é trazer mais segurança para a população de Rio Branco, buscando soluções para problemas como o aumento da criminalidade, a situação dos moradores de rua e a segurança nas áreas comerciais. Estamos unidos para equalizar os problemas sociais e garantir a segurança dos cidadãos.”

Ainda este mês, os representantes do Conselho Municipal irão realizar audiências públicas nas 10 regionais de Rio Branco, com o intuito de ouvir as preocupações dos moradores e buscar soluções conjuntas para os desafios da segurança na cidade.

Outras notícias...