O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom e também presidente da Associação dos Municípios do Acre (Amac), foi um dos palestrantes do 1º Encontro Estadual de Secretarias Municipais de Comunicação, de Planejamento e Desenvolvimento Econômico promovido pelo Governo do Estado e Amac.

O evento que tem como o objetivo potencializar o planejamento estratégico e a comunicação pública nos 22 municípios do estado, levando informação e desenvolvimento econômico para os gestores das áreas, abordou temas como princípio da impessoalidade, painel Agenda Acre 10 anos e a Política de Desenvolvimento Regional do Estado, além de planejamento orçamentário.

“O Estado é a composição de cada município. Então a gente precisa é ter um planejamento onde todos possam participar e dizer o que cada um quer fazer. Ao mesmo tempo, porque esse planejamento tem que ser entre município e Estado, porque tudo vai acontecer no município. Então, o que é que o município pode fazer, o que o município quer fazer, o que o Estado pode fazer, o que o município pode fazer, mas principalmente a orientação econômica, porque eu sempre digo que o dinheiro não cai do céu, tem que trabalhar. Quem tem que criar oportunidade para se gerar a economia, para melhorar a economia, é exatamente a política”, explicou o prefeito.
A Secretaria de Estado de Planejamento realiza o encontro, pela primeira vez. Segundo o secretário de Planejamento do Governo do Estado, Ricardo Brandão, os municípios não competem, somam forças para tomar decisão para o fortalecimento do Estado.
“Isso não se tornaria possível se não tivesse a compreensão do presidente da Amac, prefeito Tião Bocalom que congrega mais de 50% da população do estado e do governador Gladson Cameli, de olhar o conjunto de municípios e entender que cabe ao estado, nesse momento, dar as mãos a cada um dos municípios, a cada um dos prefeitos, para que juntos a gente consiga construir um estado rico. E que garantam a vida melhor para toda a nossa população.”