Com o objetivo de fortalecer a articulação intersetorial das políticas ambientais e reafirmar o compromisso da gestão municipal com uma agenda climática integrada, inovadora e orientada para o futuro, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou nesta quinta-feira (10), a reunião do Comitê Intersecretarial de Mitigação e Adaptação às Mudanças do Clima (COIMAMC).
A reunião marca um importante avanço na implementação do Plano Municipal de Mitigação e Adaptação às Mudanças do Clima (PMAMC), instrumento estratégico que organiza ações em áreas essenciais como saneamento, mobilidade urbana, infraestrutura, saúde, energia, qualidade ambiental e educação.

Segundo a secretária da Semeia, Flaviane Agustini, o plano estabelece metas e indicadores de impacto que integram a Estratégia de Resiliência de Rio Branco com horizonte de atuação até 2040.
“Esse é um grupo de trabalho. O comitê intersecretarial é de extrema importância no município porque ele garante que todas as unidades da prefeitura estejam trabalhando sempre com essa consciência voltada para as mudanças climáticas. Então, esperamos que as pessoas que estão participando do grupo possam retornar para os seus postos de trabalho e introduzir das suas ações nas secretarias e gerar essa consciência para o bem-estar climático do mundo.”

O comitê integra um total de 12 secretarias municipais que está responsável por fazer o diagnóstico das fragilidades afetadas pelas mudanças climáticas, para então desenvolverem ações de mitigação e adaptação, o importante é que todos estejam trabalhando integrados na execução da política, como destacou Aline Martins, chefe do Departamento de Gestão Ambiental e Mudanças Climáticas da Semeia.
“Uma das prioridades que temos avançado em relação à mitigação de gás e efeito estufa é a alteração que estamos preparando para melhorar a frota de transporte público com a implantação dos ônibus elétricos. Isso vai diminuir bastante a emissão de gás do efeito estufa. Também temos ações relacionadas à recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APP), bem como na educação ambiental, um dos carros-chefes da Semeia, onde conseguimos, de forma focada e qualificada, fazer a orientação com vários temas relacionados ao meio ambiente, para mais de 100 mil estudantes da rede pública municipal”.